quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE no Cineclube Mossoró - 02/10 - 19h30

Ao mesmo tempo em que a imprensa ajuda um candidato a se eleger, é também motivo de chateação para muitos presidentes (e presidenciáveis), ou outros políticos. Mas algumas vezes ela se torna um verdadeiro terror. Muitos casos de corrupção, ou do conhecimento de presidenciáveis, já foram descobertos pela imprensa.

O caso Watergate teve início com prisão de cinco homens do Partido Democrata presos na sede do Edifício Watergate, tentando instalar aparelhos de escuta ilegal, em julho de 1972. Uma série de investigações causou o escândalo e a renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. O caso foi desvendado devido à insistência de dois jornalistas do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein.

O filme Todos os Homens do Presidente (Estados Unidos, 1976), dirigido por Alan J. Pakula, retrata toda a trajetória vivida pelos repórteres. O enredo foi adaptado do livro com o mesmo título escrito pelos próprios jornalistas. Nele, Woodward (Robert Redford) e Bernstein (Dustin Hoffman) mostram o poder da imprensa na vida de políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário