quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Espetáculo Moradores de Rua

O grupo “Dança de Rua BR” apresentará, nos dias 02, 16 e 23 de outubro, a história de uma pessoa que se dispõe a narrar sua experiência da época de morador de rua. O espetáculo será no Teatro de Cultura Popular (TCP), ao lado da Fundação José Augusto, todos os dias às 20h. Haverá ainda uma apresentação beneficente, no dia 09 e outra, no dia 30 de outubro, denominada “3x dança”, que conta com a participação de dois grupos convidados para mostrar um estilo diferente de dança.

O espetáculo apresentará diversas situações vividas e observadas pelo narrador, além de motivos e razões, que algumas pessoas justificam para estarem fazendo parte de tais comunidades. No início serão apresentados alguns moradores de rua integrando situações com pessoas de outras camadas sociais, ao longo da narrativa estes personagens irão se integrar, gradativamente, a comunidade de rua. Ao final do espetáculo haverá uma única comunidade, a dos moradores de rua. Fazendo assim, uma analogia sobre a nossa compreensão do que fora proposto pelo espetáculo, ou seja, passar a conhecer a realidade das pessoas que possuem maiores necessidades colocando-se no lugar delas, a fim de mostrar que independente do grau social, somos todos iguais, ou deveríamos.

O espetáculo foi inspirado pela obra de Jorge Amado “Capitães de Areia”, que narra o cotidiano de alguns garotos de rua da Bahia. Com base nas histórias de vida, passados por tais personagens, foi elaborada uma pesquisa de campo onde o diretor do grupo Dança de Rua BR, Beto Rocha, recolheu histórias de vida de alguns moradores de rua de Natal para levantar questões e repensar assuntos desta comunidade comum a todas as regiões do planeta.

Serviço

Espetáculo Moradores de Rua
Local: Teatro de Cultura Popular (TCP), ao lado da Fundação José Augusto
Data: 02, 16 e 23 de outubro
09 – apresentação beneficente
30 – “3x dança”
Horário: 20h
Vendas: Sport Master do Midway Mall
Preço: R$ 5,00 antecipada, 7,00 estudante na hora, 14,00 inteira na hora.

(Sugestão de retranca)

Cinco anos de palco

O grupo foi criado em 2005 quando os alunos do Professor Beto Rocha decidiram criar um “flog”, que recebeu o nome Dança de Rua BR, para homenageá-lo e, também, trocar fotos de ensaios, eventos e apresentações. A princípio não havia intenção de formar um grupo, mas após não serem incluídos em um espetáculo de fim de ano, tradicional na academia onde tinham as aulas, decidiram se reunir para apresentações, uma vez que a apresentação no Festival de Dança de Natal, onde se apresentaram como Grupo de Dança de Rua BR, no mesmo ano, resultou em uma ótima repercussão, pelo fato do trabalho desenvolvido já atingir um elevado grau técnico por parte de seus componentes.

No ano de 2006 o grupo se reunia aos sábados para ensaiar e participar de outro projeto do professor Beto Rocha intitulado “3x Dança”, que reúne todos os anos, desde 2003, três grupos amadores para mostrarem parte de seus trabalhos de forma conjunta formando um espetáculo único.

Neste mesmo ano foi realizado o Espetáculo “Faces de mulher”, e a partir de então foram realizadas diversas apresentações e espetáculos: Cientec, Festival de Dança de Natal, Amostra de arte DEART, TV Natal, “Homenagem aos Esportes” – Teatro Alberto Maranhão, “Faces de Mulher – Teatro Municipal Sandoval Wanderley, “Alice no país da música”– Teatro Casa da Ribeira e Teatro de Cultura Popular, “Insanidades” – Teatro Casa da Ribeira e Teatro de Cultura Popular, Programa “De olho na folia” – TV Bandeirantes, Abertura do II Seminário de Assistência Social – UFRN, “MPB também é HIP HOP” – Teatro de Cultura Popular, IV SAGA Entretenimento – Faculdade Maurício de Nassau, Festival Marista Cultural – Colégio Marista, IV Seminário de Dança - EDTAM.

O Objetivo principal do grupo é mostrar o que cada um tem de melhor, independente do nível técnico, conviver em grupo respeitando as diferenças como um todo, trocar experiências e vivências de dança, desenvolver novas técnicas e aprimorar as já adquiridas e, principalmente, apresentar um espetáculo temático ao término do ano como forma de transmitir alguma mensagem ao público de questões sócio-políticas (que é à base da filosofia HIP HOP, é principal diretriz norteadora do grupo) além de demonstrar as técnicas até então desenvolvidas.

Propostas do grupo

Integrar pessoas de diferentes faixas etárias e diferentes níveis sócio-econômicos, proporcionar o máximo de experiências e vivências nos diferenciados estilos de Dança de Rua, vivenciar a união de outros estilos de dança a Dança de Rua, proporcionar a oportunidade aos membros de conviverem em grupo desenvolvendo suas capacidades afetivas e cognitivas, vivenciarem a montagem de espetáculo desde a sua concepção até a sua execução e dar oportunidades de aplicação de responsabilidades com os compromissos assumidos.

Com reportagem de Emille Araújo

Mais informações e fotos:
Emille_araujo@hotmail.com
Cel.: 9904-5362

Nenhum comentário:

Postar um comentário