Finalizando minhas andanças pelo sul do país, fizemos um jantar em comemoração ao batizado do meu neto amado. Sei que o meu pequeno potiguar, sendo filho de gaúcho e criado por lá, se tornará um “agauchado” bebedor de chimarrão. Ele foi batizado por um padre muito simpático e na hora "H" deu um grito de alegria, como se anunciasse: "Jesus, eu cheguei!".
Já o vejo, futuramente, falando cantando puxando pelo “R”, quando chegar de férias na casa da vovozinha, achando Natal “tri legal” e aonde para desassossego dos pais, há uma placa no jardim que já diz tudo “Na casa da vovó tudo pode”.
Saindo do frio, reencontrando o calor do nosso sol, que nos privilegia o ano todo, e o aconchego dos meus filhos, de meu Leo e todos que aqui estão, trouxe o coração apertado de saudades de Tomás, da minha filha Milena, de Walter - pai de Tomás -, o meu gaúcho preferido e de todos que fazem parte do meu convívio quando estou por lá.
Como não poderia deixar de ser o camarão servido foi levado por mim, direto da minha terra, Nísia Floresta, para deleite da gauchada. A receita encontrada nos meus alfarrábios, que já fiz por diversas vezes, além de gostosa é simples e de fácil execução. Além disso, você pode deixá-la pronta e só levar ao forno na hora de servir. Aproveite para fazê-la em um dia especial acompanhada de um bom vinho.
CAMARÃO AO QUEIJO
Ingredientes
1 1/2 kg de filé de camarão graúdo, pré-cozido
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande ralada
2 colheres de sopa de manteiga
1 caixa (520 g) de molho pronto de tomate
100 ml de vinho branco
1 pimenta de cheiro
Pimenta do reino e sal a gosto
1 kg de batatas
2 colheres de sopa manteiga
300 ml de leite
1 caixa de creme de leite
50 gr de queijo parmesão ralado
1 copo de requeijão cremoso
1 bisnaga de queijo catupiry
Modo de fazer
1. Refogue na manteiga o alho amassado e a cebola ralada, passe ligeiramente o camarão, não mais que 2 minutos.
Reserve.
2. Leve ao fogo o molho de tomate pronto, acrescente o vinho, tempere com a pimenta de cheiro, do reino e acerte o
sal. Deixe apurar e reduzir um pouco, retire do fogo, misture ao camarão. Reserve.
3. Descasque e cozinhe as batatas com água temperada com pouquíssimo sal. Ainda quente, amasse-as numa panela e
leve ao fogo acrescentado, mexendo sempre, nessa ordem: a manteiga, o leite, o creme de leite e o queijo ralado.
Misture bem e retire do fogo.
Montando o prato
Em um refratário grande, faça o contorno de todas as laterais com o purê de batatas usando um bico largo de confeitar, se não tiver, não tem problema, faça-o as colheradas e arrume. Cubra o centro do refratário com o copo de requeijão, e por cima espalhe o camarão no molho de tomate, finalize cobrindo todo o camarão com o queijo catupiry. Leve-o ao forno para gratinar.
Até domingo!


Nenhum comentário:
Postar um comentário