Técnicos da Vigilância de Óbitos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), juntamente com profissionais da Gerência Executiva de Saúde de Mossoró vão realizar a I Oficina para Implementação das Ações de Vigilância de Óbitos e Implantação da Busca Direcionada de Óbitos e Nascimentos. O evento ocorrerá nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Mossoró.
A oficina destina-se aos responsáveis pela Atenção Básica voltada ao pré-natal, agentes comunitários de saúde, técnicos dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade e Nascidos Vivos (SIM e SINASC) e da Vigilância de Óbitos. A programação do evento será iniciada às 9h, com a apresentação das ações para a redução da mortalidade infantil em Mossoró.
Em seguida, haverá um debate sobre a situação atual do SIM e SINASC, com foco nas coberturas atuais e pactuadas, e sobre a investigação dos óbitos infantis e fetais, de mulheres em idade fértil, e com causas mal definidas. Além disso, a Sesap apresentará uma proposta para implementação da vigilância de óbitos, incluindo os fluxos das declarações de óbitos, investigação e articulação com as diversas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário