quarta-feira, 22 de setembro de 2010

São Gonçalo festeja Centenário do Boi Calemba Pintadinho

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, está organizando a comemoração dos 100 anos do Boi Calemba Pintadinho. O evento acontece nesta sexta-feira (24), às 19h, na patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo.

A abertura solene das comemorações vai contar com a presença do prefeito Jaime Calado. A programação festiva vai contar com um cortejo de reverência ao Centenário do Boi Calemba pelas ruas do centro e será acompanhado pela Banda Municipal de São Gonçalo.

Estão programadas ainda várias apresentações culturais como o Boi de Reis do Mestre Erivan, de Maracajaú, o Pastoril Dona Joaquina, Boi Calemba Mirim do Instituto Maurício Fernandes, o Bambelô da Alegria, o Grupo Parafolclórico Coco do Calemba, finalizando com a apresentação do Boi Calemba Pintadinho do Mestre Dedé Veríssimo.



Boi Calemba Pintadinho

Fonte: Pesquisa realizada por: Moacir Farias da Silva – de 2000 à 2010.



O Boi Calemba Pintadinho nasceu provavelmente no Sítio Breu, antigo povoado situado às margens do Rio Potengi, distante 1 Km da sede do município de São Gonçalo do Amarante. Informações dão conta que o Boi Calemba pode ter sido criado por uma iniciativa do mestre Atanásio Salustino do Nascimento, pai da Romanceira Dona Militana, com o nome de Boi de Reis Pintadinho.



Segndo José Veríssimo Pereira Neto (Dedé Veríssio), atual mestre do grupo, todos os anos a comunidade de agricultores se organizava para montar o Boi de Reis e durante os três últimos meses do ano saiam em visita às fazendas e povoados da região atendendo convites dos fazendeiros ou chefes locais. Lá eles dançavam a noite toda. Aonde chegavam com seus galantes enfeitados de fita e os mascarados Birico, Catirina e Mateus, eram sempre recebidos com muita festa patrocinada pelo anfitrião, e a retribuição vinha em forma de entretenimento e animação.



Geralmente, no término da temporada que acontecia sempre no final de dezembro, todo produto arrecadado (bebidas e dinheiro) era reunido em uma grande festa no Sítio Breu, quando se encenava a “matança do boi”. A encenação sempre contava com a participação do povo e até mesmo de fazendeiros da região. Regada com muito vinho e animada por fogos de artifícios, a festa virava a madrugada. O Sr. Lucas Teixeira de Moura (89 anos) contava que entre os anos 40 e 70, a “matança do boi” do Sítio Breu, era um dos principais eventos atrativos de São Gonçalo do Amarante, tendo a frente o mestre Pedro Guajiru.



Em 1924, o mestre Atanásio assume o Fandango e entrega o comando do Boi para Pedro Guajiru que na época já participava como brincante de Boi e logo em seguida se torna mestre do grupo. No comando do mestre Pedro Guajiru, o grupo passou a se apresentar nas diversas fazendas da região ficando bastante conhecido de todos.



E foi sob o comando do mestre Pedro Guajiru que em 1929 o grupo se deslocou a pé de São Gonçalo até a Praia da Redinha, e lá se apresentou para o escritor Mario de Andrade e Luiz da Câmara Cascudo. O escritor Mário de Andrade na época visitava natal a convite de Cascudo a fim de recolher informações para sua próxima obra (Macunaíma). Teve participação de destaque no filme “Boi de Prata”, do diretor potiguar Augusto Ribeiro Júnior, filmado em Caicó, Natal e Rio de Janeiro, em 1973, produzido e distribuído pela EMBRAFILME.



Em 1978, o Boi de Reis Pintadinho viajou a Brasília – Capital Federal. Na Esplanada dos Ministérios se apresentou para o presidente da Republica João Baptista Figueiredo.



Em 1983, a modelo Xuxa Meneguel, no auge de sua carreira, e a modelo Luíza Brunet, em turnê pelo nordeste com a revista Manchete, estiveram em São Gonçalo do Amarante, e no Patamar da Igreja Matriz, fotografou e maravilhou-se com a dança do Boi de Reis Pintadinho sobre o comando do Mestre Pedro Guajirú.



Foi nos anos 80, que o professor e pesquisador Deifilo Gurgel, sugeriu a mudança do nome para Boi Calemba Pintadinho baseado nos estudos de Luiz da Câmara Cascudo, e que logo foi aprovado pelo componentes. O grupo ainda se apresentou por diversas vezes para o prefeito Djalma Maranhão, Valério Mesquita, Leonel Mesquita, Deifilo Gurgel, Hamilton Santiago e muitas outras autoridades da época. Após a morte do mestre Pedro Guajiru, assume o comando do grupo o também brincante Dedé Veríssio que iniciou no grupo aos 14 anos de idade como Dama, logo se tornou também o Mestre permanecendo até hoje.

Um comentário:

  1. Segundo o Prof. Deifilo Gurgel, em 1929, foi Mestre Atanásio Salustino que levou o Boi Pintadinho de São Gonçalo do Amarante para visitar "Dr. Mário" que se encontrava hospedado na Casa de Luiz da Camara Cascudo em Redinha. Seu Pedro era um grande Messtre, mas em 1929 devia ser ainda um garoto já que em 81, quando da escrita do Manual do Boi Calemba, livro feito pelo Prof. Deifilo ele tinha cerca de setenta anos. Acho que essas pequenas informações deveriam ser melhores repassadas, pois o maior pesquisador sobre o assunto ainda é vivo e em breve brindará o povo de São Gonçalo com um livro enaltecedor sobre o folclore do município

    ResponderExcluir