sexta-feira, 1 de julho de 2011

BECOPRESS

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
Antigamente quando Natal era considerada uma “fazenda iluminada” e não existiam as redes sociais que propagam denúncias e o descaso das pessoas que deveriam cuidar bem dos habitantes, pouca coisa se notava de errado. Éramos poucos e as administrações tinham outros valores.

Natal geograficamente cresceu até os seus limites e hoje se confunde com os municípios vizinhos, tornando-se a “Grande Natal”, também com inúmeros problemas que foram se avolumando a partir do momento que os antigos valores foram desaparecendo da mente dos gestores públicos, cuja maioria somente olha em direção ao próprio umbigo.

Outro dia um jovem estudante perguntava por que a Prefeitura de Natal gastava em publicidade e não usava esses recursos para tapar os buracos da cidade. Sem dúvida, uma pergunta simplória aos olhos de quem já se acostumou com os novos, digamos, valores. Mas, intensamente profunda dentro da simplicidade, porque também revela o desapontamento em torno desses valores.

Esta semana um colunista de jornal impresso criticou o excesso de audiências públicas tanto na Câmara Municipal de Natal quanto na Assembleia Legislativa. Escreveu que tais audiências, algumas sobre assuntos recorrentes, nunca levam a nada. Da minha parte sei que elas servem para ampliar a presença dos políticos nas casas dos eleitores, porque todas as audiências são televisionadas pelas TVs daquelas casas de Leis.

E no meio dessa confusão onde se mistura políticos e gestores a população compreende que na verdade serve de massa de manobra para as carreiras pessoais de cada um que vai a busca de um mandato, seja no legislativo ou no executivo. Quem pode me garantir que um vereador atuante possa ser um bom prefeito? Um bom governador?

Em meio ao processo democrático, entretanto, surgem as redes sociais e creio que nas próximas eleições elas irão ter um papel decisivo porque os políticos usam a Internet, mas usam como o antigo “reclame” do “vote em mim”. As redes vão exigir posicionamentos, principalmente em assuntos polêmicos. Por que é justamente quando surge um assunto polêmico que a maioria deles evita se posicionar.

E, quando criticados, os políticos partem para o marketing – forjando indignação -, como se a crítica fosse uma perseguição pessoal e não uma admoestação a sua atuação como parlamentar ou como gestor público.

Por isso, meu jovem, se gasta mais em propaganda do que tapando buracos. (LS).

PREVENÇÃO
O prefeito de Assú, Ivan Júnior, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 30 de junho, com o “staff” da Secretaria de Educação para recomendar o melhoramento da merenda escolar da rede municipal. A preocupação do prefeito estava focada nos registros do Ministério da Saúde apontando que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos - as chamadas DTAs -, ocorre nas residências e está relacionada ao incorreto manuseio e conservação dos alimentos.

DRAGÃO
Numa palestra realizada na tarde desta quinta-feira (30), o engenheiro Luís Silva, responsável por projetar o Estádio do Dragão, em Portugal, mostrou como o local pode ser utilizado para diversas finalidades. O tema da palestra foi “Infraestruturas Desportivas Sustentáveis”.

PORTO
A arena do Dragão é um estádio de futebol localizado na cidade do Porto, propriedade do Futebol Clube do Porto, com capacidade para 51 mil pessoas. Ele foi construído para substituir o velho Estádio das Antas que abriu as portas em 1952. A palestra, promovida pelo Governo do Estado é um esforço para tentar provar que a Arena das Dunas não irá se tornar um “elefante branco”.

DIRETRIZES
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira, 30 de junho, com oito emendas acolhidas pelo relator da matéria, o deputado Raimundo Fernandes (PMN). A LDO é um projeto de lei do Executivo submetido ao Legislativo, estabelecendo as regras para a elaboração do orçamento geral para o exercício do próximo ano.

RECURSO
O deputado Fernando Mineiro (PT) apresentou recurso ao plenário na tentativa de incluir mais duas emendas de sua autoria que tinham sido rejeitadas na Comissão de Finanças e Fiscalização. O deputado Ricardo Motta, que presidiu a sessão – a última antes do recesso do meio do ano – colocou em votação, mas as emendas também foram rejeitadas pela maioria dos 21 deputados participantes.

ARMAS
A Prefeitura do Natal entregou nesta sexta-feira (01) a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) armas não letais, chamadas Taser, doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para uso pela Guarda Municipal de Natal (GMN). A solenidade de entrega ocorreu as 09h30, no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta.

XEQUE-MATE
Hoje à noite, às 19h30, o vereador Ney Lopes Jr. (DEM) será o entrevistado do programa Xeque - Mate, na TV Universitária.  O parlamentar responderá a perguntas polêmicas feitas pelos alunos do curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. 

HOMENAGENS
Os organizadores do XI Campeonato Mundial de Basquetebol Master, que acontece em Natal desde o dia 25 de junho, ofereceram um jantar de confraternização na noite desta quinta-feira (30) no Hotel Ocean Palace, na Via Costeira. No evento que contou com a presença de diversas autoridades, foram entregues medalhas e troféus a autoridades locais que contribuíram para a realização da competição em Natal, entre elas a prefeita do Natal, Micarla de Sousa e o secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Rodrigo Cintra.

PAGANDO A CONTA
A governadora Rosalba Ciarlini determinou para hoje, 1° de julho, em folha suplementar no valor de R$ 788 mil, o pagamento do mês de junho para corrigir distorções da Polícia Militar para alunos soldados que estavam sem receber desde janeiro. Também, soldados que recebiam como alunos desde dezembro de 2010 e aspirantes a oficial que recebiam como aluno do 3º ano do curso a oficial.

GARANTIA
Nenhum trabalhador que já estiver no mercado de trabalho será afetado por eventuais mudanças no sistema previdenciário brasileiro. Quem assegura é o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que falou sobre este assunto hoje pela manhã, quando concedeu entrevista no programa Jornal 96, da 96 FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário