sexta-feira, 1 de julho de 2011

DUBLÊ

Paulo Correia
Jornalista /
paulo.correia@r7.com

Agora em julho, estréia nos Estados Unidos o filme The Devil’s Double (O Dublê do diabo), a História real do sanguinário Uday Hussein e do improvável homem que o substituía em ocasiões públicas, o dublê Latif Yahia.  Essa história, que parece ter sido concebida nas pranchetas de um roteirista, é a mais pura verdade e aconteceu no Iraque do pai de Uday, o louco Saddam Hussein.

O filme dirigido pelo cineasta Lee Tamahori é baseado no livro escrito pelo ex-dublê e conta toda a trajetória de insanidades, luxuria e assassinatos cometidos por Uday e os seus asseclas, quando esses dominavam as ruas de Bagdá e todo o Iraque durante as décadas de 1980 e 1990.

 Na época, assim como o seu pai, Uday tinha receio de comparecer a eventos públicos e, utilizando os mesmos métodos do velho, recrutou a força um antigo colega de escola que tinha uma particularidade com ele, a incrível semelhança física. Esse colega era Latif Yahia. Um jovem que sofreu nas mãos de Uday e, que suportou todos os riscos de assumir a identidade de um facínora cheio de inimigos.

A história do filme se passa no ano de 1987, quando Saddam Hussein ainda mantinha fortes laços com os EUA e dava as cartas no Oriente Médio. Na época, o país guerreava contra o Irã, comandado com mãos de ferro pelo aiatolá Khomeini, grande inimigo dos norte-americanos.

E é nesse contexto que se passou a vida do dublê. Uma trajetória tensa e que a cada dia piorava por conta dos atos tresloucados do verdadeiro Uday.   

A película, que fez enorme sucesso nos festivais de cinema de Berlim e de Sundance, ainda não tem data definitiva para chegar aos cinemas do Brasil. Por aqui, deveria ser vista por todos nós. Afinal, poderá servir de reflexão sobre o nosso país, onde bandidos disfarçados com ternos Armani e conversas bonitas conseguem enganar meio mundo em campanhas eleitorais.

Um lembrete para aprendermos que, pior que os velhos políticos corruptos e os seus discursos ultrapassados, são os seus nobres filhos armados com Twitter´s e sorrisos falsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário