terça-feira, 5 de julho de 2011

Vai dar certo, Zé?

Eduardo Alexandre / Jornalista

Quando a estória de Copa chegou a Natal pra valer, com aquele projeto megalômano de novo estádio, hotéis, shopping center, centros administrativos novos para governo e prefeitura, lago artificial, tudo a custo zero para o Estado, nadicas de dinheiro público, o natalense se preparou para testemunhar o... espetáculo da mega-implosão de Machadão, Machadinho, todos os prédios do centro administrativo, mais o Papódromo.

BRUUUUUUUUUUUUUUUUUUM!

E a fumaça branca cobrindo tudo: Candelária, Lagoa Nova, Potilândia.

Até que a Tribuna do Norte publicou no dia 03 de março do ano passado matéria com o engenheiro José Pereira da Silva, "responsável pela segurança da estrutura do Machadão", na qual ele assegurou que a implosão do estádio seria impossível, impraticável: "José Pereira afirma que a implosão do estádio é 'inviável' e que outras formas de demolição são caras e demoradas" noticiou a TN.

"A implosão é um dos métodos mais modernos para se demolir, contudo só é utilizada em estruturas fechadas", aponta. Como o estádio é "aberto", não seria uma implosão, mas uma explosão, que é desaconselhada pelo engenheiro. "Numa área densamente habitada como aquela, não há como explodir o estádio".

Mais de um ano se passou sem que nada evoluísse em obras ou novas notícias de como o estádio iria abaixo, o natalense já conformado com a perda do espetáculo da demolição imediata e bombástica do poema de concreto, até que os jornais de 21 de junho próximo passado trouxeram a notícia, através do porta-voz do governo Rosalba Ciarlini: "A implosão do ginásio Machadinho e da parte superior do estádio Machadão – complexo esportivo que se localiza na área onde será erguida a nova praça de esporte – deve acontecer em agosto", disse Alexandre Mulatinho, secretário de Comunicação do Governo, ao RN TV, da Intertv Cabugi.

De tão explosiva a notícia, ninguém se preocupou em ouvir o profeta da implosão "inviável", o engenheiro José Pereira:

- Ô, Zé: essa implosão vai dar certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário