quarta-feira, 20 de julho de 2011

Liberdade

Leonardo Sodré / Editor

Desde cedo me vi movido pela liberdade. Compreendia que ser liberto era poder fazer o que quisesse, mas mesmo assim havia limites que eu não podia ultrapassar. Então, descobri que nunca conseguiria ser totalmente livre diante do respeito que eu teria que ter a liberdade dos outros e aos conceitos de moral e civismo.

Depois, lendo Descartes, descobri que somente era possível mover-me com mais liberdade quando eu pudesse entender as alternativas das minhas escolhas. Era verdade, porque quando eu via claramente uma alternativa que surgia como a verdadeira, mais facilmente eu escolhia essa alternativa.

Descobri na filosofia que liberdade era a ausência de submissão e aos dez anos vi que essa ausência poderia ser amordaçada, quando foi deflagrado o golpe de 1964 no Brasil, que impôs um regime de ditadura durante décadas. Aos 20 anos, em todas as rodas, eu ouvia os sussurros da busca pela ausência da submissão.

Aos 30 anos vi a liberdade tomar forma, ainda capenga, para depois se tornar real aos brasileiros, que enfim tinham liberdade para escolher seus governantes, exercer a democracia. O canto do Hino Nacional, por Fafá de Belém, quando Tancredo Neves foi eleito presidente está na memória dos brasileiros daquele tempo. Canto de liberdade.

Mas, como no mundo não existe nada absolutamente “reto”, às vezes a tal ausência de submissão, e ações em nome da liberdade, podem provocar injustiças, se a pessoa não souber avaliar as alternativas que tem. Esta semana vi e vivi uma pessoa praticar uma injustiça sem tamanho contra outras porque avaliou e escolheu a alternativa incorreta. De liberta passou a aprisionadora. Do copo da bondade transbordou a gota da crueldade.

BECOPRESS

CADÊ OS MÉDICOS?
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante está necessitando de médicos para compor o quadro de profissionais para atendimento nas unidades do Programa de Saúde da Família. O salário atual pago pelo município aos médicos é de R$ 6.184,00 para uma carga horária 40 horas semanais.

PRONTA PARA DECOLAR
A TRIP está aguardando apenas o sinal verde da Agência Nacional de Aviação (ANAC) para começar a voar para Mossoró. A NOAR, que perdeu metade de sua frota e que opera com aviões (agora com avião porque sé tem um) pouco confiáveis está suspensa pela ANAC.

E AGORA?
A Justiça não acatou o pedido da Procuradoria da Prefeitura de Natal e a mantém no registro de inadimplentes do CADIN e Tesouro Nacional. Recursos de empréstimo a ser contraídos junto a Caixa Econômica Federal (CEF) para as obras de mobilidade visando a Copa de 2014 somente chegam quando a prefeitura “limpar” o nome.

AVAL  
A CEF já declarou que somente empresta o dinheiro com o aval do Tesouro Nacional a quem a prefeitura deve e não paga. Dá para rir essa história de entrar na Justiça para limpar o nome. Iniciativa que somente poderia sair de uma gaiola azul.

VENTO
De vento em popa ficará o abastecimento de energia elétrica do Rio Grande do Norte. Já foram emitidas 112 licenças ambientais para parques de energia eólica.

BRASIL BRASILEIRO
Os 24 deputados estaduais do RN gastaram 557 mil reais com as chamadas verbas rescisórias. E pronto.

VIVA!
O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, declarou que vai se aposentar em 2014.

CASTIGO
A governadora Rosalba Ciarlini vai processar o Sindicato dos Professores por descumprir decisão judicial de para a greve da categoria que já dura 82 dias. Desde o tempo em que era prefeita de Mossoró, a Rosa costuma apelar para a Justiça quando é contrariada.

MIGUEL NICOLELIS
"Os políticos do Rio Grande do Norte estão ainda na Idade Média. É difícil convencê-los que o século 21 está aqui. E quando você fala isso, os setores que apóiam esses políticos caem matando. É um jogo bem baixo”, desabafou.

ARROMBAMENTO
A perícia no prédio do Instituto Técnico-Científico de Mossoró de Mossoró, que foi arrombado no final de semana passado, terminou por volta das 21h desta terça-feira, feita por um perito encaminhado da sede do órgão, em Natal.

ARSENAL
Foram 48 armas de fogo (entre pistolas e revólveres) roubadas. O acesso ao prédio aconteceu após a retirada da grade de proteção de uma janela. O armamento estava guardado numa sala da Coordenação de Criminalística (Cocrim).

AGENDA

SAMBA NO BECO
Amanhã, 21, é dia de roda de samba no Bar de Nazaré, no Beco da Lama, Centro Histórico de Natal, por volta das 19h.

PRESS RELEASE

FINALMENTE
Foi celebrado na manhã desta terça-feira (19), em Brasília, o convênio para que sejam realizadas as obras de macrodrenagem do Rio Pataxó, que, só na cheia deste ano, desabrigou 163 famílias, isolou mais de 2.300 pessoas em 13 comunidades rurais e deixou Ipanguaçu em Estado de Emergência, causando prejuízos enormes prejuízos.

DISCUNTINDO O ÓLEO
Dez empresas de Mossoró e Alto do Rodrigues, associadas à Redepetro RN, participaram de 13 a 15 de julho do encontro de Redespetro do Norte-Nordeste, que ocorreu em paralelo à realização do III PETRONOR, evento internacional composto por conferência, exposição e encontro de negócios.

MANAUS
O evento aconteceu em Manaus (AM), e abrange toda a cadeia produtiva, da exploração e produção ao refino e transporte, abordando também aspectos transversais tais como inovação e meio ambiente.

PARCERIAS
Na tarde desta segunda-feira (18) o prefeito de Acari, Antônio Carlos Medeiros, acompanhado do secretário de Agricultura, Francisco Araújo Silva, e do técnico da Emater, Alberto Querino, visitaram a sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) e conversaram com o presidente da instituição, José Álvares Vieira, sobre futuras parcerias com o município.

TORNEIO LEITEIRO
Na reunião, que também contou com a presença do assessor jurídico do Sistema Faern/Senar, Caio Túlio Bezerra, foi debatido a possibilidade de a instituição apoiar o XVII Torneio Leiteiro de Bovinos, o XII de Caprinos e a VII Feira de Agronegócios, que será promovida em Acari entre os dias 09 e 11 de setembro, no largo de eventos do Açude Gargalheiras.

NOMEAÇÃO
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, na data de ontem (19), a nomeação de Maria das Dores Burlamaqui de Lima para exercer o cargo de Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em substituição a Ana Tânia Sampaio, que foi nomeada professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), após concurso público.

PROPOSTAS
Nesta terça-feira (19), o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) recebeu propostas de quatro empresas para a execução de obras na Avenida Omar O’Grady, no prolongamento da Avenida Prudente de Morais.

PASSAGENS DE NÍVEL
A licitação foi formalizada para a construção de duas passagens de nível inferior (túneis) que serão realizadas nas avenidas Tamanduateí e Caiapós, ambas no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário