terça-feira, 19 de julho de 2011

Por trás da notícia

Leonardo Sodré / Editor

Geralmente não paramos durante uma leitura de jornal, blog, site, ou mesmo vendo um noticiário na TV ou escutando no rádio para analisar o teor de alguma notícia e entender porque ela está sendo veiculada e os alcances e resultados que irá produzir, ou mesmo, a quem interessa.

Mas, de vez em quando, quando a dose editorialista exagera, nos perguntamos: O que há por trás dessa notícia? Os “hackers” já perceberam esse tipo de mensagem que move alguns sistemas, tanto políticos quanto da iniciativa privada, e por isso mantém soluções tecnologicamente simples para fugir de investigações, já que identificados os objetivos, planejam seus ataques.

O fato é que o mundo moderno vive de informações e contrainformações que nos chegam a todo o momento sem que percebamos. Com o planeta totalmente globalizado as notícias reais se proliferam na mesma velocidade das informações fabricadas nos bastidores, com interesses não revelados.

As redes sociais, que se proliferam numa velocidade incrível, já estão sendo consideradas por alguns como o quarto poder, tomando o lugar da imprensa, que antes era considerada vital pelos que estavam no poder e respeitada pelo nicho de informações que divulga. 

De repente os “releases” começaram a dar o tom de certas editorias de jornais impressos, que tiveram que diminuir custos com repórteres diante da concorrência da Internet, muito mais rápida do que todo processo de busca de informações, elaboração de textos e impressão dos veículos.

Mas, a questão não é nova. Um diretor de redação uma vez me disse que todo jornal tinha partido e tinha algum tipo de bandeira. É verdade. Na História da imprensa brasileira não existe um jornal da grande imprensa que não tenha o seu estilo, linha editorial e sua bandeira política. Mas, nesse caso, o que há por trás da notícia está escancarado.

Somente para exemplificar, faço uma pergunta: Desde a semana passada as redações vêm recebendo releases da assessoria de comunicação da Prefeitura de Natal sobre a gravação de um evento evangélico chamado “Diante do Trono”, na Praia do Meio. Os governos no Brasil são considerados laicos, ou seja, administram independentes de religião. O que havia por trás dessa notícia? 

BECOPRESS

NATAL FICHADA
Como será que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, vai conseguir tirar o nome do município da lista de inadimplentes da Secretaria do Tesouro apenas recorrendo por meio da Procuradoria do Município, sem pagar as dívidas?

DURO DE CEDER
Os professores do Estado, por meio do sindicato da categoria, estão mais do que decididos em manter a greve que já dura 81 dias. Os alunos que se explodam!

POR OUTRO LADO
O Governo do Estado alardeia que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação pode confirmar, com o avanço das negociações, a suspensão da greve em assembleia que será realizada na próxima quarta-feira (20), às 16h, no pátio da Escola Estadual Winston Churchill.

UM PODER REFÉM
A imprensa escrita divulgou o que quase todo mundo já sabia e uns poucos desconfiavam: jamais uma investigação da Câmara Municipal do Natal deu em nada. O legislativo natalense é historicamente refém do executivo.

ESCOLA DOMÉSTICA
A nova diretora da Escola Doméstica de Natal é a professora Angela Guerra Fonseca (64). Tem experiência e vontade de inovar.

OLHANDO PARA O CÉU
Com a NOAR, NOCHÃO, o Governo do Estado busca interesse de outra companhia aérea para operar as rotas abandonadas por ordem da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A torcida inclui a concessão para outra que opere equipamentos mais confiáveis.

COM A BOLA TODA
O time mirim masculino do Marista de Natal representa o Rio Grande do Norte no 15º Encontro Sul-Americano de Basquete, que começou nesta segunda-feira (18), em Novo Hamburgo/RS e segue até o próximo dia 22.

SÃO JOSÉ DO MIPIBU
O Banco Bradesco está tratando da instalação de uma agência cidade. Ontem, 18, executivos da instituição tiveram uma reunião com a prefeita Norma Ferreira.

SOFRIMENTO
O primeiro de uma série de vôos de emergência levando tendas do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) já chegaram à Etiópia e ao Quênia. Suas cargas estão sendo rapidamente transportadas às fronteiras com a Somália para abrigar
milhares de refugiados que fogem do conflito e da seca no país.

PERNAMBUCO LEVA O TROFÉU
Depois de uma competição muito equilibrada, a seleção pernambucana foi a campeã do 35º Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo, que terminou neste domingo, na pista Magnólia Figueiredo, do Centro de Desporto Escolar Geração 2000, em Natal (RN).

DEBANDADA
Depois do atacante Elionar Bombinha deixar o ABC para defender Incheon United, da Coreia do Sul, o clube potiguar pode perder outro atleta para o futebol do exterior. O experiente volante Makelele, ex-Palmeiras e Grêmio, também recebeu proposta do exterior.

AGENDA

GASTRONOMIA EM MARTINS
A serra de Martins é o próximo destino para quem aprecia roteiro de lazer cultural e culinário. Cidade de potencial turístico já consolidado, com passado histórico e belas paisagens naturais do alto de seu 745 metros de altitude, o município volta a promover seu Festival Gastronômico e Cultural de 21 a 24 de julho.

RELEASES

A FORÇA DO ARTESANATO
A utilização da palha de Carnaúba na confecção de cestos e baús foi um dos destaques da última edição da Caprifeira de Afonso Bezerra, promovida durante os dias 15, 16 e 17 de julho.

ARTILHEIRO DO FUTSAL É DE SÃO GONÇALO
O ginásio de esportes da cidade de Serra de São Bento ficou lotado na noite deste domingo (17). O público foi acompanhar a disputa da final de Taça RN de Futsal. O time casa enfrentou a equipe de São Gonçalo do Amarante.

BELEU
A partida foi equilibrada, mas os anfitriões levaram o título de campeão sobre os visitantes pelo placar de 4x3. O destaque da competição foi Beleu, atleta do São Gonçalo, artilheiro do campeonato e escolhido o melhor jogador.

ESPERANÇA
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sinte) avaliaram como positiva a reunião de negociação que tiveram com o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, na manhã desta segunda-feira (18).

PROMESSA
O Governo assegurou que pagará aos professores o piso salarial assegurado por Lei e confirmado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal e que acompanhará o aumento do piso já sinalizado para janeiro, em torno de 21%.

TABELA REMUNERATÓRIA
Paulo de Tarso também se comprometeu, pela primeira vez, a estudar a proposta de tabela remuneratória apresentada pelo Sinte, onde os professores ficariam com os salários um pouco menores que os demais servidores do estado.

DIAS DE CAMPO
A Prefeitura de Assú, a Embrapa Algodão e parceiros realizam nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, “Dias de Campo”, programação integrante do Projeto de Revitalização do Algodão, que vem sendo trabalhado no município.

BID VISITA TRIBUTAÇÃO
A Secretária de Estado da Tributação (SET), receberá nos dias 19 e 20 de julho a visita dos representantes do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) para a Missão de Pré-arranque do Projeto de Integração e Modernização da Administração Fiscal e Financeira do Rio Grande do Norte (Profisco-RN).

OBJETIVO
O encontro será para revisar e discutir o plano de execução do projeto, no estado, e garantir as condições previstas para a sua assinatura.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE PRAÇAS
Na tarde desta segunda-feira (18), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, assinou a ordem de serviço para a execução de obras de manutenção e reparo na Praça dos Coqueirais localizada no conjunto Santa Catarina, na zona Norte de Natal.

PRAZO
As obras tiveram início nesta tarde e o prazo previsto para conclusão é de 30 dias. A reforma está inclusa no programa de Recuperação de Praças da Prefeitura do Natal, que, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), investirá recursos na ordem de R$ 461 mil para a recuperação de cerca de 20 praças.

MATANDO AS SAUDADES
Jovens adolescentes 38 anos atrás, a Turma Concluinte do GEJA-1973 promove reencontro com uma confraternização na próxima sexta-feira, 22 de julho, na Festa de Sant’Ana de Caicó. O esperado encontro será realizado na APUC – Associação dos Professores Universitários de Caicó, a partir das 10h.

FESTA
De acordo com a organização do evento, o custo básico será de R$ 18,00 por pessoa para um bufê de comidas regionais, à vontade, com bebida cobrada à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário