terça-feira, 12 de julho de 2011

Machadão não chegará aos 40

Larissa de Moura
Estudante de jornalistmo / Staff da ECoar
.
Aos 39 anos João Cláudio de Vasconcelos Machado, ou simplesmente Machadão, é atualmente o principal e maior estádio do Rio Grande do Norte. Concluído em 1972, foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, natural de Caicó, interior do estado, e licitado com dinheiro público. Na época o então governador do Estado, Cortez Pereira, homenageou a obra definindo-a como “o poema de concreto”.
.
Projetado para até 52 mil pessoas, o Machadão teve sua estréia com a disputa entre dois times da casa. ABC e América, onde o primeiro estreou ganhando com o jogador William Alves de Oliveira, que marcou 1 x 0 para o ABC, aos 20 minutos do primeiro tempo. "O nosso sistema de jogo - o técnico era Wallace Costa - previa duas opções: quando Alberi caía pelo lado direito, quem penetrava era Gonzaga. Quando o negão chegava pela esquerda, quem penetrava era eu. E numa dessa Alberi puxou os zagueiros Cláudio e Djalma e lançou. Dominei no peito e toquei com calma, no  canto, e o goleiro (João de Deus Souza) ficou na saudade... Não dá nem pra contar a emoção do primeiro gol" . Descreve o jogador, homenageado numa reportagem do site oficial do ABC.
.
Em 2007, o estádio passou por uma reforma estrutural, a maior de sua história, que custou 17 milhões aos cofres públicos. Além de já ter sediado a Mini Copa do Mundo, em 1972, o Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Machadão recebe em seus arredores o Carnatal, a segunda maior Micareta do Brasil  e, periodicamente,  circos e parques de diversão. Em 2011, a participação de Natal na Copa do Mundo de 2014, principalmente em assuntos como a demolição do Machadão, tem rendido uma série de comentários otimistas e pessimistas a respeito do evento. Talvez por se tratar de uma discussão que não envolve apenas amantes do futebol.
.
Os trabalhos para a retirada de materiais internos do estádio começaram no início deste mês, quando toda a praça esportiva, incluindo o ginásio Machadinho, erguido em 1992, foram cercados por placas de papelão e tratores. Os preparativos para a demolição do complexo terão inicio no próximo dia 15, quando o Governo do Rio Grande do Norte anunciará o edital das medidas de segurança para implosão do estádio.
.
De acordo com a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa), a cobertura e o anel do machadão, onde se encontram as cadeiras, serão demolidos por implosão. Já a parte inferior e o ginásio Machadinho serão de forma mecânica. A implosão está com data prevista para acontecer entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário