sábado, 23 de março de 2013

16º RALLY RN 1500 TERÁ CERCA DE 600 KM DE ESPECIAIS


Ao todo, serão mais de 960 km percorridos em quatro dias, entre 10 e 13 de abril

Durante quatro dias, os principais pilotos e navegadores do país participarão da 16ª edição do Rally RN 1500, uma das mais importantes provas do calendário nacional e válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Entre os dias 10 e 13 de abril, os participantes percorrerão nada menos que mais de 960 km pelo estado do Rio Grande do Norte, enfrentando uma grande diversidade de terrenos, que exigirá habilidade e resistência para seguir na briga pelo primeiro lugar. Serão 596 km de especiais (trechos cronometrados), que prometem emoção e técnica de sobra. Este ano, a novidade fica por conta de dois dias percorrendo o litoral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial, www.rn1500.com.br.


Depois de toda parte de secretaria de prova, vistoria e largada promocional em Parnamirim, no dia 9, os participantes nas categorias carros, motos, quadriciclos e UTV’s iniciam as etapa no dia 10, a partir das 9h. O primeiro trecho, entre Parnamirim e Currais Novos, terá 130 km de especial, largando na Praia do Pirangi. Com grande diversidade de terreno, com muita pedra, rios secos, piso escorregadio e sinuoso, também haverá grande variedade de altimetria, subindo e descendo ao longo do percurso. Será numa área de transição entre a região do Trairi e o Seridó, "o sertão de pedras", muito semelhante ao norte da África. A chegada será em Currais Novos, famosa por receber bem a todos o rali.

No dia 11, será a vez do trecho entre Currais Novos e Mossoró, no oeste do estado, com uma especial de 155 km. Mais uma vez, terrenos variados marcarão presença, desta vez em partes da Serra de Santana, que proporcionará uma queda de temperatura no seu topo. Ë também a região das formações rochosas da Serra Branca e da Lájea Formosa, que atraem fotógrafos do mundo inteiro em razão de sua beleza. Pedra, trechos de areia, rápidos e sinuosos, e muito trial vai dificultar a vida dos participantes.

Mossoró, uma das principais cidades do estado e considerada um centro cultural no RN, será o ponto de partida para a terceira especial, no dia 12, com 201 km, a mais longa de toda a competição. Será o caminho para o litoral, passando pela Costa Branca e Costa das Dunas. O participantes percorrerão mais de 70 km pela costa, antiga rota de navegação, acompanhando o encontro da caatinga com o mar. A chegada será em São Miguel do Gostoso, região turística e com grande infraestrutura para receber os participantes do RN 1500.

O quarto e último dia é também o mais curto. Saindo de São Miguel do Gostoso chegará em Natal, na Via Costeira, após uma especial de 110 km. Neste trecho os desafios são trechos de praia, piçarra e piso de areia, deixando o percurso ainda mais rápido e escorregadio. O término na Via Costeira apontará, ou consagrará, os melhores do 16ª Rally RB 1500.

A programação oficial é a seguinte:

10/04/13 - 1ª Etapa
9h. - largada Praia de Pirangi - Currais Novos
DI - 90 km
Prova Especial - 130km
DF - 39 km
20h - Briefing

11/04/13 - 2ª Etapa
8h30. - largada - Currais Novos - Mossoró
DI - 25 km
Prova Especial - 155 km
DF - 108 km
20h. - Briefing

12/04/13 - 3ª Etapa
08h30. - largada - Mossoró - São Miguel do Gostoso
DI - 88 km
Prova Especial - 201km
DF - 15 km
20h. - Briefing

13/04/13 - 4ª Etapa
8h30 - largada São Miguel do Gostoso - Natal
DI - km
Prova Especial 110 km

Legendas:

DI - deslocamento inicial
DF - deslocamento final
O Rally RN 1500 desbrava quase 1000 kms por diferentes terrenos em provas que exigem grande capacidade técnica e de navegação dos pilotos. Essas são algumas das características marcantes das edições do RN 1500: muita areia, sertão, dunas, praias e serras. Tudo mesclado com muita perícia, coragem e técnica dos quase pilotos participantes. E claro, a diversidade da paisagem do Rio Grande do Norte, do sertão ao litoral.
Segundo Kléber Tinôco, coordenador do Rally RN 1500, a prova mantém as características que marcaram as edições do rally: “A diversidade dos terrenos onde as especiais de velocidade são realizadas, a exigência que os pilotos são submetidos pois trata-se de uma prova altamente técnica e competitiva que exige grande navegação e perícia dos participantes”, conta o organizador.
Desde que foi criado, em 1994, o RN 1500 é considerado um dos mais completos e bem elaborados eventos de velocidade do Brasil. Percorre diversos cenários do Rio Grande do Norte e tornou-se uma prova tradicional do rally brasileiro.
O 16º Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM); Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e Federação de Motociclismo do RN (Femorn). O patrocínio é de Petrobras, com apoio da Emprotur (Governo do RN), CAM AM BRP, prefeituras de Mossoró, Parnamirim e Roteiro Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário