terça-feira, 19 de março de 2013

Cia Oxente de Teatro da Paraíba apresenta temporada na Casa da Ribeira (Natal/RN)



Entre os dias 20 e 22 de março, o público natalense poderá vivenciar o conflito familiar de três mulheres nordestinas no espetáculo Anáguas, da companhia paraibana

Contemplado no Edital Cena Aberta Nordeste (Prêmio Funarte/Minc) o espetáculo Anáguas, da paraibana Companhia Oxente de Teatro, entra em cartaz na próxima quarta-feira (20) para temporada de três dias na Casa da Ribeira. Cada sessão, com início às 20h, terá limite de ingressos, que podem ser adquiridos a partir de terça-feira, das 16h às 22h na bilheteria da Casa da Ribeira.

Anáguas discute a relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes. Na trama, estão três personagens – a mãe, Maria das Graças (Margarida Santos); a filha considerada o esteio da família, Maria Exaurina (Mônica Macedo); além da caçula e ovelha negra, Maria Cândida (Palmira Palhano). Juntas, elas lutam para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras.

Em cena discussões contemporâneas sobre o teatro, a nível mundial e brasileiro, que vislumbram profundas mudanças tanto no processo de construção e produção como no resultado final e estético. O espetáculo, através de sua direção, ousadamente representa uma dessas mudanças ao colocar a plateia dentro da cena transformando-a em atores coadjuvantes e parte essencial da dramaturgia.

A direção da peça, assinada por José Maciel, optou por uma montagem triangular e atemporal. Três escadas formam o espaço trabalhado pelas atrizes e definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família. Quem vislumbra o espetáculo é parte essencial dele, sendo envolvido na cena como coadjuvante. O texto da peça é de Lourdes Ramalho.


OXENTE - 30 anos
A Companhia Oxente de Teatro foi fundada no município de Alagoa Grande (PB), em 17 de agosto de 1983. O grupo desenvolve um processo de trabalho fundamentado na investigação do universo regionalista nordestino. Em sua trajetória, já representou a Paraíba em vários festivais, obtendo êxito por parte da crítica e do público.

Sobre o Cena Aberta Nordeste
De outubro do ano passado até abril de 2013, os 18 projetos contemplados pelo Edital Cena Aberta Nordeste ocuparam/ocuparão a Sala Cosern de Teatro da Casa da Ribeira com espetáculos de teatro, dança e performances, além de intervenções pelas ruas do histórico bairro da Ribeira. O Cena Aberta Nordeste foi contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura. Nesta edição o edital atingiu os nove estados da região Nordeste e contemplou artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia.

SERVIÇO
Temporada de Anáguas – Cia Oxente de Teatro (PB)
Dias 20, 21 e 22 de março de 2013 na Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho, 52 - Ribeira - Natal/RN
Informações e reservas: (84) 3211-7710
www.casadaribeira.com.br
facebook.com/casadaribeiracultura
twitter.com/casadaribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário