quarta-feira, 13 de março de 2013

Encontro Natalense de Escritores tem primeiros nomes confirmados


Natal tem um novo compromisso marcado com nomes renomados da literatura nacional em novembro deste ano, quando a Prefeitura voltará a realizar o Encontro Natalense de Escritores (ENE). Em uma reunião no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (12), o prefeito Carlos Eduardo confirmou os primeiros nomes do evento: os escritores Eucanaã Ferraz, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Rubens Figueiredo.


Os quatro escritores aceitaram de pronto e mostraram-se entusiasmados com o convite do prefeito de Natal, apresentado na reunião desta terça, da qual também participaram o secretário-chefe do Gabinete Civil do Município, Sávio Hackradt, e o diretor-presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão. Eucanaã Ferraz, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Rubens Figueiredo elogiaram em uníssono a iniciativa e o fato do próprio prefeito liderar as articulações para a organização do ENE, assim como a proposta dele de adotar políticas de incentivo à cultura.

Dos quatro primeiros participantes confirmados, Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca terão uma participação mais extensa no ENE 2013. Eles virão a Natal duas semanas antes da programação oficial para uma residência literária, durante a qual produzirão textos exclusivos para o evento. Ambos repetirão na capital potiguar a atuação que tiveram em outras residências literárias, inclusive em feiras internacionais promovidas em Portugal, Alemanha, México e Colômbia.

O Encontro Natalense de Escritores é um dos principais pontos do Natal em Natal, programação cultural composta por eventos que se sucedem ao longo de três meses, entre novembro de um ano e o Carnaval do ano seguinte. Pela aceitação da população e da própria classe artística, o Natal em Natal ficou marcado na gestão anterior de Carlos Eduardo como uma destacada ação da política cultural do Município.

“Junto com o Natal em Natal, estamos resgatando o ENE, que representa a literatura e, portanto, uma importante manifestação cultural. Também faremos esse resgate em relação aos outros eventos que integram o Natal em Natal”, destaca o prefeito, confirmando também a realização dos festivais de Cinema, de Música, de Dança, Audiovisual e de Prosa e Poesia, bem como o Auto de Natal.

Carlos Eduardo está aproveitando sua passagem pelo Rio de Janeiro para fazer convites a outros representantes da classe artístico-cultural e reforçar estes eventos. Ainda nesta terça-feira, por exemplo, ele estará com o cantor pernambucano Alceu Valença, a quem convidará para o Festival da Música, previsto para acontecer em dezembro.

Nesta quarta, também no Rio de Janeiro, o prefeito terá uma nova reunião sobre o ENE, desta vez com o escritor Zuenir Ventura. Autor de “1968 — O Ano que Não Terminou”, Ventura é entusiasta e uma espécie de participante cativo do Encontro Natalense de Escritores, já tendo participado de outras edições do evento. Ele será novamente convidado e também deve estar nesta edição de retomada do ENE.

Sobre os escritores
Tatiana Salem Levy — Romancista e contista, é tida como uma das maiores revelações da literatura nacional nos últimos anos. Ano passado, ela foi incluída entre os 20 melhores jovens escritores do mundo, numa lista produzida pela revista britânica Granta, uma das principais publicações do gênero.

João Paulo Cuenca — Autor de romances e crônicas, também é apontado como um dos nomes mais importantes da nova geração de escritores brasileiros. Atua ainda como comentarista de Cultura do programa “Estúdio I”, da Globo News.

Eucanaã Ferraz — Poeta, ensaísta e autor de histórias infantis, destacou-se no cenário literário nacional não apenas por suas obras, mas também por seus estudos sobre Carlos Drummond de Andrade, objeto de um mestrado nos anos 90.

Rubens Figueiredo — Romancista e tradutor, já venceu por duas vezes o prêmio Jabuti de Literatura, o principal do segmento no Brasil. Seu livro de contos “As Palavras Secretas” e o romance “Barco a Seco” lhe valeram a distinção, em 1999 e 2002, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário