quinta-feira, 14 de março de 2013

RNVida realiza seminário sobre o enfrentamento às drogas


Nesta quarta-feira (13), a secretária Executiva do Gabinete Civil do Estado e coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, recebeu representantes da área de saúde e integrantes de comunidades terapêuticas no II Seminário sobre as Reações das Drogas.

 Depois de uma apresentação teatral focando a dependência química, o psiquiatra e Coordenador Estadual de Saúde Mental do RN, Adriano Araújo, iniciou sua palestra falando sobre o panorama atual da saúde mental do Estado e os pontos essenciais para que possa ser realizado um trabalho significativo junto ao dependente químico. “Todo nosso esforço é focado em melhorar a assistência ao usuário em redes estaduais de saúde mental. Para o tratamento ser realizado é preciso contar com uma rede estruturada; abordar o dependente de maneira integral; e trabalhar não somente com a pessoa que precisa de ajuda, mas também com a família, com o grupo e com o território”, explicou Adriano.
 O psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), Paulo Pessoa, explicou a função dos CAPS, unidades de saúde extra-hospitalares, abertos e comunitários que oferecem atendimento em regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo, multidisciplinares, promovendo a reabilitação psicossocial do usuário, apoiado com leitos 24h e oferecendo serviços de cuidados. “O objetivo do CAPS é promover atendimento à população através de acompanhamento clínico e reinserção social (acesso a trabalho, lazer e exercício dos direitos civis), fortalecendo assim os laços familiares e comunitários”, disse o psicólogo que ainda falou que a estratégias dos Centros é a “redução de danos, minimizando os efeitos na vida social do usuário por meio de valores importantes, como o acolhimento, diálogo, ajuda mútua, respeito, humanização e cidadania”.
No encontro, a coordenadora destacou a importância do RN Vida e lembrou qual é o foco do programa. “O RN Vida veio para ajudar as comunidades, os usuários e as famílias. Trabalhando nos quatro eixos - prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico – conseguiremos nosso objetivo”, afirmou a coordenadora do projeto.
 Atualmente, o Nordeste é a segunda região do país que presta uma maior cobertura para os usuários. O RN conta com 35 CAPS espalhados por todo o Estado além de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde Familiar, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, equipes de Consultórios de Rua, serviços residenciais terapêuticos, leitos psiquiátrico em hospitais e psiquiatras no SAMU – Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário