sábado, 23 de março de 2013


Fenômeno da música cubana, a Orquestra Buena Vista Social Club desembarca em Natal no dia 12 de maio para única apresentação no Teatro Riachuelo. Acompanhados da cantora Omara Portuondo, os músicos retornam ao Brasil após duas bem sucedidas passagem pelo país em 2009 (quando fizeram show no Recife durante o Festival Mimo) e 2011. O Rio Grande do Norte faz parte da turnê latino-americana, que ainda inclui México, Argentina e Chile, em comemoração aos 15 anos de lançamento do que é hoje o maior disco de música clássica tradicional cubana.


A Orquestra lançou em 1998 seu único álbum de estúdio, "Buena Vista Social Club", produzido por Ry Cooder, e alcançou sucesso imediato. O álbum contou com a presença de músicos experientes, cujo lançamento acabou impulsionado por filme homônimo do diretor alemão Wim Wenders e uma série de turnês internacionais e álbuns solo.

Liderada pelo trompetista Guajiro Mirabal, Barbarito Torres virtuoso do alaúde, e o trombonista e diretor musical Jesus "Aguaje" Ramos, a orquestra traz para o palco uma nova geração de músicos cubanos representados por talentos como os cantores Carlos Calunga e Idania Valdes, mais o pianista Rolando Luna. O experiente trompetista Guajirito Mirabal, avô de Luna, completa o time que acompanha a cantora Omara Portuondo, da formação original nos anos 1940.

O Buena Vista Social Club era um clube de Havana, ponto de encontro tradicional de músicos, que funcionou até o início dos anos 1950. Na década de noventa, o cubano Juan de Marcos González e o guitarrista norte-americano Ry Cooder reuniu remanescentes daquela época para gravar o disco, que ganhou o Grammy em 1998 como Melhor Performance Latina e tornou a orquestra mundialmente famosa.

Serviço: Orquestra Buena Vista Social Club, com participação de Omara Portuondo. Dia 12 de maio no Teatro Riachuelo. Ingressos já à venda entre R$ 200 e R$ 350 (valores inteiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário