terça-feira, 2 de julho de 2013

Música brasileira na Praça Kennedy


Alunos do Instituto de Música Waldemar de Almeida fazem audição em praça pública, em mais uma edição mensal do projeto Chorinho na Praça. Sob a coordenação do Prof. Alexandre Moreira, tocam choros e outras músicas do cancioneiro popular brasileiro.

A praça é o palco do grupo formado por cerca de 20 crianças e adolescentes, alunos regulares do Instituto de Música Waldemar de Almeida, que todos os meses realizam o concerto Chorinho na Praça. A edição de julho acontecerá nesta quarta-feira, 3, às 16h30, na Praça Pte. Kenney, Cidade Alta, em frente ao prédio do antigo Ducal. No repertório, choros e outras músicas populares brasileiras.

Sob a coordenação do professor Alexandre Moreira, os alunos executarão músicas como Asa Branca, Assum Preto, Sabiá, Olha pro Céu e A Fogueira está Queimando, de Luiz Gonzaga; Disparada, de Geraldo Vandré; Anunciação, de Alceu Valença; Eu Só Quero um Xodó, Dominguinhos; Suíte do Pescador, Dorival Caymmi; Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, entre outras. Durante a apresentação o público também pode participar e interagir com o grupo.

O músico Alexandre Moreira, professor do Instituto, comemora cada edição como um presente para o público. “O Choro na Praça é itinerante e já foi realizado em diversas praças da cidade, até mesmo em shoppings. Sempre é uma festa, os alunos se empolgam com os aplausos da plateia”, registra. O projeto Chorinho na Praça, apoiado pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), acontece desde o ano passado, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, leva o choro para perto do público e contribui para a formação de novas plateias para a música instrumental.

Consciência ecológica no TCP Chico Daniel
Esta semana será marcada também pela oficina Papel Marchê e Papietagem, que acontecerá no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel no dia 3, das 13h às 18h, e no dia 4, para turmas pela manha, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. Ministrada por Ana Selma, as aulas despertarão os participantes para a técnica artesanal e ecológica, uma vez que são utilizados e reaproveitados os mais diversos materiais que muitas vezes são destinados ao lixo.

A aprendizagem e o aprimoramento da papietagem viabiliza a produção desde peças mais simples até as mais elaboradas, dependendo da imaginação do artista. As vagas são destinadas aos integrantes das Casas de Cultura convidadas. TCP: (84) 3232-5307.

SERVIÇO:
Projeto Chorinho na Praça. Nesta quarta-feira, dia 3, das 16h30 às 17h30, na Praça Kennedy. Informações: 3232 5357 / 9984 5603 / 8791 6465 (com o professor Alexandre Moreira, coordenador do projeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário