quinta-feira, 11 de julho de 2013

“Um rosto real nunca é suave”


Seis fotógrafos participantes do ‘Movimento Alumiar’ lançam em exposição fotos que fazem uma releitura de formas e símbolos

As fotógrafas Ângela Almeida, Carla Belke, Rhovani Bezerra, Silvia Batistuzzo, Simone Sodré e o fotógrafo Hugo Macedo, todos participantes do Grupo de Estudos Fotográficos 50 milímetros (G50) e do Movimento Alumiar, lançam no dia 1º de agosto, às 19h, na Fundação Capitania das Artes, a exposição “Um rosto real nunca é suave”, com a curadoria do premiado fotógrafo Nuno Rama.

“Sou uma espécie de interventor, um facilitador”, revelou Nuno Rama, explicando que o G50 surgiu inspirado na necessidade de realizar um trabalho voltado para as questões sociais, principalmente das mulheres e o trabalho infantil. Nuno deu forma e contexto ao grupo. “As fotos são fortes e dão a marca do G50”, revelou uma das expositoras, Carla Belke, lembrando que a exposição é acessível a deficientes visuais.

“O Movimento Alumiar, onde o Grupo G50 está incluso, é anárquico e discute a anarquia na ordem. Vai de encontro à imagem e move-se em favor da fotografia pretendendo quebrar alguns paradigmas. Os expositores ousam e não sentem inibição, entrando bem dentro do conceito do Movimento Alumiar para criar uma discussão no campo da fotografia onde já existem debates com pessoas presas em conceitos”, explicou Nuno Rama. “Alumiar surgiu no meio do mato, na Pedra da Boca, interior do estado”, sorriu o curador, acrescentando que o movimento propaga valores, não tem dono e a sede é no meio do mundo.

Bossa, jazz e blues
Serão expostas 25 fotos em tamanhos variados, que vão de 40x60 até a 100x140, em impressão de alta qualidade e no coquetel de abertura um trio de músicos consagrados, composto por Paulo Sarkis (baixo), Neemias Lopes (saxofone) e Sílvio Franco (guitarra), darão o tom da exposição tocando bossa nova, jazz e blues.

Serviço
Exposição fotográfica “Um rosto real nunca é suave”
Dia 1º de agosto de 2013
Fundação Capitania das Artes / Natal
Às 19h
Mais informações e entrevistas: Carla Belke: 8866 - 8088

Fotos: Divulgação / autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário