segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Renomado violinista chinês realiza concertos e masterclasses durante a "Semana do Violino 2013"


A Escola de Música da UFRN irá encerrar suas atividades de 2013 com mais um grande evento internacional, a "Semana do Violino 2013". O convidado especial do evento será o renomado violinista chinês Song Qiang, professor do Conservatório de Música de Tianjin e ganhador de importantes prêmios internacionais, como o 1o lugar no "Internationaler Königin Sophie Charlotte Wettbewerb für Violine" (Alemanha) e o 2o prêmio do "Concorso Violinistico Internazionale Andrea Postacchini" (Itália).
A China está se firmando como um grande centro internacional da música clássica, com o surgimento de inúmeros artistas de altíssimo calibre nas últimas décadas. O Conservatório de Música de Tianjin é um dos melhores e mais antigos conservatórios chineses; para se ter uma ideia de sua importância, ele recentemente foi escolhido pela famosa Juilliard School, de Nova Iorque, para a assinatura de um acordo que prevê a construção conjunta de uma nova escola preparatória a ser administrada em parceria por ambas instituições - única escola na Ásia a obter tal acordo:
http://www.juilliard.edu/about/newsroom/2012-13/juilliard-and-three-partners-announce-framework-agreement-tianjin-institute?destination=node/17426
A vinda do violinista Song Qiang é mais um passo em direção à internacionalização da Escola de Música da UFRN. Apenas em 2013, já passaram por seus palcos e salas de aula artistas como Mark Kosower (violoncelo - EUA), Natasha Farny (violoncelo - EUA), Martin Ostertag (violoncelo - Alemanha), Michael Uhde (piano - Alemanha), D. Ray McClellan (clarinete - EUA), Kari Veblen (educação musical - Canadá), Miquel Bernat (percussão - Espanha), Jean-François Rivest (regência - Canadá), entre outros.
A "Semana do Violino 2013" é o 4o evento neste modelo organizado pelo Prof. Durval Cesetti; os eventos anteriores trouxeram a Natal a violinista alemã Annette-Barbara Vogel, o tenor americano Stefano Algieri e a pianista japonesa Kyoko Hashimoto. "A ideia é trazer um artista de alto calibre e apresentá-lo à população e a nossos alunos de forma intensa, em uma semana com diversos concertos e masterclasses", afirma o Prof. Durval Cesetti. Todos os eventos receberam o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN.
Durante a Semana do Violino 2013, a população de Natal terá três oportunidades para ouvir o violinista Song Qiang, em recital de música de câmara, recital solo e concerto com a Orquestra Sinfônica da EMUFRN, todos com entrada franca. Além disso, qualquer pessoa poderá assistir a aulas públicas oferecidas pelo Prof. Qiang aos alunos de violino da EMUFRN.

PROGRAMAÇÃO
07/12, 8pm, Auditório Onofre Lopes - Recital de música de câmara, com a participação de Durval Cesetti (piano), Radegundis (trompa) e Lucas de Barros (violoncelo)
09 e 10/12, 9am às 12pm, Auditório Oriano de Almeida - Masterclasses para alunos de violino da EMUFRN
12/12, 8pm, Auditório Onofre Lopes - Concerto com a Orquestra Sinfônica da EMUFRN e Maestro André Muniz
13/12, 8pm, Auditório Onofre Lopes - Recital de violino e piano, com a participação do Prof. Durval Cesetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário