quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1º Torneio Leiteiro do Litoral Agreste será neste final de semana

Será promovido durante os dias 17,18 e 19, na Granja Vivenda de Orion, em Arenã, distrito de São José do Mipibu, o 1º Torneio Leiteiro do Litoral Agreste. Um evento que contará com exposição de mais de 50 cabras de proprietários filiados com a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar (Aclap), promotora do torneio.

A abertura do evento será na sexta-feira (17), a partir das 18h, com presença confirmada do presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, da prefeita de São José do Mipibu, Norma Ferreira, e de outras autoridades que fazem a agricultura no RN. “Será, com total certeza, um evento bonito e que entrará no calendário agropecuário do Estado”, explicou o presidente da Faern/Senar, José Vieira.

Durante os três dias do torneio leiteiro, vários alunos da cidade de Lagoa de Pedras visitarão o evento, em uma parceria da Acplap com a administração da cidade. “Será uma oportunidade para esses jovens conhecerem melhor como é o dia a dia do produtor rural, e também será uma boa aula sobre a nossa pecuária” ressaltou o presidente da Aclap, Luiz Carlos Correia Dantas.

Números positivos e palestras

Na abertura do evento, serão apresentados pela direção da Aclap os números da produção de litros de leite na região. Dados que alegram os produtores locais. “Para você ter uma idéia, somente de janeiro até setembro, a nossa região produziu quase 145 mil litros de leite de cabra. Uma mostra da força de nossos produtores rurais”, informou Dantas.

As palestras também terão vez no Torneio leiteiro do Litoral Agreste. No sábado, temas como alimentação, palma como meio de nutrição, e leite e seus derivados serão abordados pelos palestrantes Fernando Viana, Alexandre Wanderley e Marcone Angicano.

Segundo o presidente da associação, Luiz Carlos Dantas, a expectativa para esse torneio é a melhor, pois a Aclap está contando com bons apoios, como é o caso do Sistema Faern/Senar, da Prefeitura de São José do Mipibu, da Prefeitura de Lajes, que doou os troféus para as premiações, da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (Acosc), da Emater, do Sindicato Rural de Monte Alegre e dos produtores rurais que farão a exposição de seus animais. “Tudo isso, as palestras e o torneio em si, só foram possíveis com a colaboração de todos. E o mais importante é lembrar que nossa associação é nova, foi criada nesse ano de 2010. Começou com 17 produtores filiados e hoje já conta com 31 sócios”, finalizou Dantas.

Com reportagem de Paulo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário