quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Boletim da Ufersa

Passos Júnior
Ascom

IAGRAM e UFERSA promovem curso de Elaboração e Gestão de Projetos

A Incubadora do Agronegócio de Mossoró, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC – estará promovendo nos dias 11 e 18 de setembro, um curso de extensão voltado para a Elaboração e Gestão de Projetos. As inscrições poderão ser feitas até às 17h de sexta-feira, 10, na sala da IAGRAM, que fica no prédio do CTARN.



Segundo Giorgio Mendes, gerente operacional da IAGRAM, o curso é voltado para a formação de capital humano junto aos empreendimentos incubados e organizações parcerias. “Observamos a ausência de profissionais qualificados para assumir funções operacionais de gerenciamento”, justificou. Durante o curso serão apresentadas técnicas de elaboração de projetos e seleção de editais públicos e privados no tocante a captação de recursos e elaboração de projetos.



Ao todo, serão oferecidas 25 vagas, sendo 5 para servidores da UFERSA, 5 para empreendedores incubados pela IAGRAM e 15 para estudantes de graduação dos cursos vinculados as empresas júnior da UFERSA. Os demais participantes também devem estar inseridos em atividades voltadas para a elaboração de projetos.



O curso vai acontecer com carga horária de 12h/aula, em dois sábado consecutivos, dias 11 e 18 de setembro, no Auditório do Centro de Convivência da UFERSA Leste, no horário das 7 às 13h. As aulas terão caráter pedagógico com aulas teóricas e práticas, presenciais e com critério de avaliação pré-estabelecido. O minicurso será ministrado pelo Professor e coordenador Tecnológico da IAGRAM, Fernando Porfírio Soares de Oliveira.



EXEMPLO

Estudantes de veterinária participam de mutirão



Os alunos veteranos e novatos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, juntamente com funcionários e professores, organizaram um mutirão de trabalho no setor de Grandes Animais do Hospital Veterinário.



Durante uma tarde, a equipe realizou trabalho de limpeza, pintura, preparo de plantio de capineira e restauração de piquetes onde ficam os animais. A iniciativa, além de servir para entrosar os alunos novos com os veteranos, também serviu para marcar a passagem do Dia do Veterinário, comemorado hoje, 9 de setembro.



“É importante essa integração para que a comunidade ufesiana possa se sentir parte ativa nesse processo de melhoria do curso de Medicina Veterinária e das instalações do Hospital Escola”, afirmou o professor Barrêto Júnior, chefe do Departamento de Ciências Animais da UFERSA.



CIÊNCIA

Congresso Brasileiro de Fruticultura conta com UFERSA na Comissão Científica



A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é responsável pela Comissão Técnico-Científica do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, que será realizado no período de 17 a 22 de outubro, no Centro de Convenções de Natal. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte – EMPARN também integra a comissão do Congresso que é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura, sendo o maior evento do país na área da fruticultura.



Segundo o coordenador da comissão, o professor do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, Vander Mendonça, a Comissão Técnico-Científica atua na análise dos trabalhos que serão apresentados durante o Congresso de Fruticultura que a cada ano se consagra como o maior e mais importante da área e reúne pesquisadores, professores, estudantes, empresários, profissionais do agronegócio de frutas e produtores.



O Congresso, que traz o tema Frutas: Saúde, Inovação e Sistentabilidade, é o principal fórum de intercâmbio técnico-científico dos agentes das diversas cadeias produtivas de frutas, com representação das instituições de ensino, de pesquisa, de extensão do setor produtivo, da agroindústria e de comercialização, que fazem do agronegócio da fruticultura uma opção para diversificação da produção e geração de empregos e renda.



O professor Vander Mendonça adianta que a Universidade Federal do Semi-Árido se fará presente com a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos, contando ainda com uma delegação formada por 30 alunos, sendo 15 da graduação e 15 da pós-graduação. Os alunos vão trabalhar no Congresso Brasileiro de Fruticultura. “No próximo dia 2 de outubro estaremos promovendo um treinamento com esses estudantes aqui em Mossoró”, adianta coordenador.



INSCRIÇÕES – Estudantes, professores e demais profissionais da área de fruticultura que queiram antecipar a inscrição de trabalhos no XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura deve fazer até o próximo dia 17 de setembro. Serão aceitos para apresentação, dois por autor, resumos expandidos inéditos, oriundos de trabalhos realizados nas diferentes áreas da fruticultura. Não há, porém, limitações quanto à participação como co-autor, desde que formalmente inscritos no Congresso.



O Congresso Brasileiro de Fruticultura recebe trabalhos nas áreas de: Agroecologia, Agroinformática, Biotecnologia, Comercialização e Mercado, Entomologia, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Fertirrigação, Fisiologia da Produção, Fisiologia de Pós-Colheta, Fitopatologia, Frutas Exóticas, Frutas Nativas, Irrigação, Manejo Cultural, Melhoramento Genético, Processamento e Agroindústria, Produção Integrada de Frutas e, Propagação de Sementes e Mudas. Informações mais detalhadas poderão ser obtidas no link http://fruticulturanatal2010.com.br/



MEIO RURAL

Seminário é adiado para próxima quarta-feira (15)



O I Seminário de Políticas Públicas, Desafios e Perspectivas do Planejamento Territorial para o Desenvolvimento Rural nos Territórios Assu-Mossoró e Sertão do Apodi que estava programado para acontecer hoje, 9, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi adiado para a próxima quarta-feira, 15. O Seminário é a primeira ação do Projeto Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Assu-Mossoró e do Sertão do Apodi (RN), que será desenvolvido pela UFERSA e UERN.



A proposta do Seminário é apresentar o projeto para a comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas no assunto. O Seminário contará com a presença dos coordenadores, bolsistas, colaboradores e representantes de entidades governamentais e não governamentais. O Projeto que voltado para atividades de pesquisa científica e extensão tecnológica teve R$ R$ 774.429,88 aprovados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e CNPq.



Segundo o professor da UFERSA, Marco Diodato, um dos coordenadores do Projeto, o foco do trabalho é o desenvolvimento regional a partir de ações que direcionem para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para o estímulo do potencial humano e das organizacionais nos territórios rurais Assu-Mossoró e Sertão do Apodi.



Os dois territórios, afirma o professor Diodato, são caracterizados pelo maior dinamismo econômico do Estado e pela forte presença tanto de uma agricultura moderna de exportação, quanto da agricultura familiar voltada para mercados locais e regionais. Além disso, nesses territórios encontram-se a mais alta densidade de assentamentos de reforma agrária do Rio Grande do Norte.



PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições para Mestrado e Doutorado em Fitotecnia a partir do dia 15 na UFERSA





Profissionais graduados em Agronomia e áreas afins poderão concorrer a uma vaga nos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, no Campus de Mossoró-RN. As inscrições serão abertas no próximo dia 15 de setembro, prosseguindo até o dia 30 de outubro.



A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que serão oferecidas 15 vagas para candidatos a alunos de mestrado e 10 vagas para candidatos a alunos de doutorado, mas a oferta de vagas poderá ser alterada e outros candidatos poderão ser chamados no decorrer do ano em função da disponibilidade de orientadores e da liberação de bolsas por parte das instituições financiadoras.



A concessão de bolsa de estudos ao candidato aprovado está sujeita a disponibilidade dos recursos dos órgãos financiadores: Conselho Nacional de

Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), além de recursos de projetos de docentes do Programa. Os critérios de seleção dos bolsistas são os das agências financiadoras, da comissão de bolsa do curso e dos coordenadores dos projetos. A aceitação do candidato não implica, entretanto, em compromisso de concessão de bolsa.



SELEÇÃO - Os candidatos inscritos serão submetidos ao processo de pré-seleção em novembro de 2010, tendo por critério análise do Histórico Escolar, do Curriculum Vitae e das Cartas de Apresentação, conforme pontuação estabelecida pelo colegiado do curso. Na seleção final ainda serão consideradas as disponibilidades de orientadores dentro de cada linha de pesquisa do curso e entrevista por uma comissão de examinadores designados pelo Colegiado do Curso entre os pré-selecionados, a ser realizada no mês de dezembro de 2010.



Os interessados nos cursos de Pós-Graduação em Fitotecnia oferecidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido poderão obter outras informações na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, através do telefone 3315-1792 e pelo e-mail da: prppg@ufersa.edu.br ou ainda na Coordenação do Programa Pós-Graduação em Fitotecnia, pelo telefone 3315 1796 e email: pgfitotecnia@ufersa.edu.br . O documento com os critérios para análise de curriculum está disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/82/criteriosfit2010.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário