Durante o mês de junho projeto promoverá 14 intervenções artísticas nas praias urbanas da cidade e a ocupação “Isso não é uma exposição”, na Casa da Ribeira
Na busca de favorecer aproximações da população com o fazer e apreciar arte em lugares não legitimados, e provocar situações reflexivas em espaços de convivência e de lazer, como as praias por exemplo, a Casa da Ribeira realiza a terceira edição do ArtePraia, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de junho com intervenções de arte efêmera nas praias urbanas da cidade.
Nesta terceira edição, sob a curadoria de Gustavo Wanderley, o edital recebeu 197 propostas de intervenções artísticas de todo o país, das quais foram selecionadas 06 intervenções/situações: 'Rizoma', do Coletivo Praias do Capibaribe (PE), 'Caldo de Carne', do Coletivo Indigestão (MG), 'ParAmar', de Glayson Arcanjo (GO), 'Volta para o mar Oferenda', de Guga Ferraz (RJ), 'dois por dois', de Igor Vidor (RJ) e 'Plantação da Forma do Vento', de Joelson Bugila (SC), que ocuparão as praias de Ponta Negra, Redinha, Praia do Meio e do Forte.
O ArtePraia conta ainda com publicações, registros em foto e vídeo e diálogos. Além das intervenções inéditas, sete ações realizadas nas edições anteriores do ArtePraia foram convidadas para integrar a programação através do Concurso Cultura 2014, ação do Ministério da Cultura e Governo Federal. São elas: Compre seu Espaço na Praia/Chrys Silva (RN); Inviabilidades/Coletivo Lamparina (RN); #morrodocareca/Coletivo LATE (RN, PB e DF); Palheta complementar/ Fernando Limberger (SP); Mensagem pra você/Jean Sartief (RN); Entrelinhas e peixes/ Rita Machado (RN); Ventemos/ Sofia Bauchwitz (RN).
Além de triplicar o número de intervenções com relação ao ano anterior, esta edição convida o artista plástico e escritor Nuno Ramos, que recentemente escreveu o artigo “Suspeito que estamos...” na Folha de São Paulo (http://bit.ly/1ittwEU), com grande repercussão nas redes sociais. Atualmente Nuno é uma das maiores referências de arte contemporânea no país. Famoso por suas obras grandiosas, em Natal, ele vai congelar água do mar coletada na Ponta do Morcego, na Praia dos Artistas, e levar o grande bloco de gelo com aproximadamente 15 toneladas de água salgada, nas medidas de 2,15 x 3,10 x 2,30m, para a intervenção na praça Padre João Maria, no centro da cidade.
"A aposta é que na praia as pessoas possam provocar, nelas mesmas, situações mais reflexivas do que as que vivenciam em lugares como uma sala de exposição ou um museu, por exemplo. Na praia, as pessoas estão relaxadas e podem se aproximar das Obras sem impedimentos preconcebidos", comentou Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia e coordenador de projetos da Casa da Ribeira.
Esta edição do ArtePraia é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o patrocínio do Banco Itaú através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e Apoio Cultural do Itaú Cultural. O projeto é uma iniciativa da Casa da Ribeira educação & cultura, uma instituição independente com sedes em Natal e São Paulo.
Isso não é uma exposição
Os artistas que participam do ArtePraia deixam resíduos das suas ações nas praias na sala de exposições da Casa da Ribeira. Novas percepções dos artistas e dos assistentes-artistas sobre a intervenção ao final de cada dia de trabalho. Os resíduos das intervenções do ArtePraia terceira edição ficam na Sala de Exposições da Casa da Ribeira no período de 13 de junho à 11 de julho, de quarta a domingo das 14h às 20h. Entrada gratuita.
SERVIÇO
ArtePraia terceira edição
Dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de junho de 2014
Praias do Meio, Forte, Ponta Negra e Redinha
3 de junho a 11 de julho | quarta a domingo | 14h às 20h
Casa da Ribeira - Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Natal/RN
Entrada gratuita
Casa da Ribeira educação & cultura
Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Natal/RN
www.casadaribeira.com.br/artepraia
MÍDIAS SOCIAIS
fb.com/casadaribeiracultura
twitter.com/casadaribeira
instagram.com/artepraia

Nenhum comentário:
Postar um comentário