sexta-feira, 20 de junho de 2014

ArtePraia continua dias 20, 21 e 22 nas praias de Natal

Intervenções de arte efêmera ocupam as praias do Meio, Forte, Redinha e Ponta Negra

A terceira edição do ArtePraia continua ocupando as praias do Meio, do Forte, Ponta Negra e Redinha nos dias 20, 21 e 22 de junho com intervenções de arte efêmera. A ideia é favorecer aproximações da população com o fazer e apreciar arte em lugares não legitimados, e provocar situações reflexivas em espaços de convivência e de lazer, como as praias por exemplo. No último fim de semana, devido às fortes chuvas, somado à greve dos rodoviários e ao estado de calamidade pública emitido pela Prefeitura do Natal, a Casa da Ribeira optou pelo cancelamento de algumas ações do ArtePraia. Uma delas foi a intervenção "Paleta Complementar", de Fernando Limberger (SP), que foi adiada para esta sexta (20), a partir das 13h, na praia do Forte.


Compõem ainda a programação as ações 'Caldo de Carne', do Coletivo Indigestão (MG); 'ParAmar', de Glayson Arcanjo (GO); e 'dois por dois', de Igor Vidor (RJ), que ocuparão as praias de Ponta Negra, Redinha, Praia do Meio e do Forte.

CONCURSO CULTURA DO GOVERNO FEDERAL

Além das intervenções inéditas, outras ações realizadas nas edições anteriores do ArtePraia foram convidadas para integrar a programação através do Concurso Cultura 2014, ação do Ministério da Cultura e Governo Federal. São elas: Compre seu Espaço na Praia/Chrys Silva (RN); Paleta complementar/ Fernando Limberger (SP); Mensagem pra você/Jean Sartief (RN); Entrelinhas e peixes/ Rita Machado (RN).

Esta edição do ArtePraia é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o patrocínio do Banco Itaú através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e Apoio Cultural do Itaú Cultural. O projeto é uma iniciativa da Casa da Ribeira educação & cultura, uma instituição independente com sedes em Natal e São Paulo.

ISSO NÃO É UMA EXPOSIÇÃO

Os artistas que participam do ArtePraia deixam resíduos das suas ações nas praias na sala de exposições da Casa da Ribeira. Novas percepções dos artistas e dos assistentes-artistas sobre a intervenção ao final de cada dia de trabalho. Os resíduos das intervenções do ArtePraia terceira edição ficam na Sala de Exposições da Casa da Ribeira no período de 13 de junho à 11 de julho, de quarta a domingo das 14h às 20h. Entrada gratuita.

 PROGRAMAÇÃO

Dias 20, 21 e 22 de junho

Fernando Limberger (SP) | Obra: "Paleta Complementar"
Dia 20 de junho, a partir das 13h, Praia do Forte
Durante o período de aproximadamente 12 horas, entre as marés baixa e alta, três círculos coloridos de 10m de diâmetro são desenhados na areia da praia ordenados triangularmente. O trabalho montado sofrerá alterações impostas pelo ambiente, sejam elas efeitos dos movimentos naturais, como o vento e o mar, como também pelas pessoas que usufruem daquele espaço.

Coletivo Indigestão (MG) | Obra: "Caldo de Carne"
Dias 20, 21 e 22 de junho, Praia do Meio
Com uma proposta antropofágica, o coletivo realizará um happening na praia do Meio. Banhistas e curiosos serão convidados a se refrescar em uma piscina gigante de plástico, que se transformará num grande ensopado de gente quando o coletivo começar a adicionar ingredientes, temperos e condimentos nesse caldeirão, com direito a música para embalar essa cozinha à beira-mar.

Glayson Arcanjo (GO) | Obra: "ParAmar"
Dias 20, 21 e 22 de junho, Praias de Ponta Negra, Forte e Redinha
O projeto ParAmar utiliza a superfície da praia como um grande caderno a céu aberto. Para realizar esta intervenção o artista irá coletar informações sobre as pessoas e o mar, e criar frases/poesias que serão disponibilizadas para o público preencher com areia os quatro tamanhos de formas de alfabetos, e criar novas palavras na orla da praia, como nas brincadeiras infantis com baldes de areia.

Igor Vidor (RJ) | Obra: "dois por dois"
Dias 20, 21 e 22 de junho, Praia do Forte
O artista criará pares de piscinas quadradas (2x2) em baixo e alto relevo com a areia da praia. As piscinas serão preenchidas com água do mar e será possível adentrar para o banho. As de alto relevo serão construídas com a areia retirada das de baixo relevo e dispostas exatamente ao lado uma da outra, causando alteração na paisagem e um possível estranhamento ocasionado pelas formas tão exatas da obra.

Chrys Silva (RN) | Obra:  "compre seu Espaço na Praia"
Dias 20, 21 e 22 de junho, Praias do Meio e Forte
Com um megafone a artista venderá espaços na areia da praia por R$ 0,50. Ao aceitar a proposta o comprador deita na areia, deixando as marcas do contorno do seu corpo. A artista reforça esses limites com tinta guache atóxica. Ao finalizar uma placa será instalada com o nome do proprietário. O contrato efêmero terá o exato tempo do avanço do mar sobre o terreno comprado.

Jean Sartief (RN)  | Obra: "Mensagem pra você"
Dias 20, 21 e 22 de junho, Praia da Redinha
Garrafas com mensagens lançadas ao mar, imagens frequentes no nosso imaginário. O artista utiliza esse imagético, mas dessa vez para dispositivos de trocas de mensagens feitas através de papéis dentro de garrafas dispostas na areia da praia. Longos percursos elaborados com uma centena de garrafas.

Rita Machado (RN) | Obra: "Entrelinhas e peixes"
Dias 20, 21 e 22 de junho, Praia de Ponta Negra
Os causos da praia Ponta Negra serão revelados, como numa brincadeira de criança, na pescaria de peixinhos com sensores magnéticos que serão dispostos na areia da praia. Ao “pescar” esses peixinhos, feitos de material reciclado, o dispositivo permitirá que o público possa escutar uma história de pescador.

*Os horários de todas as intervenções estarão disponíveis no site www.casadaribeira.com.br

SERVIÇO
ArtePraia terceira edição
Dias 20, 21 e 22 de junho de 2014
Praias do Meio, Forte, Ponta Negra e Redinha
isso não é uma exposição
De 13 de junho a 11 de julho | quarta a domingo | 14h às 20h
Casa da Ribeira - Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Natal/RN
Entrada gratuita
Casa da Ribeira educação & cultura
Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Natal/RN
www.casadaribeira.com.br/artepraia

MÍDIAS SOCIAIS
fb.com/casadaribeiracultura
twitter.com/casadaribeira
instagram.com/artepraia

Por Joanisa Prates (84) 8838-5881 | 9986-1469 joanisaprates@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário