sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeitura prepara roteiros e turismo sustentável para natalenses e turistas



Um roteiro para não esquecer. Essa é a proposta que a Prefeitura do Natal em conjunto com o Governo do Estado elaborou para o turista que visita a cidade-sede Natal. Foram elaborados roteiros turísticos que valorizam as práticas sustentáveis em seus produtos e serviços e a preservação da natureza de forma sustentável. A ideia é levá-lo a locais onde eles possam desfrutar  desse convite à sustentabilidade a um novo estilo de vida, e que a sensação de liberdade e conexão com o que mais vale a pena na vida – o bem-estar, a alegria de viver, a natureza, a família e os amigos – façam parte do seu dia a dia na volta para casa.


Em Natal foram selecionados sete roteiros entre eles estão roteiros de compras sustentáveis, que são os centros de artesanatos, que valorizam a cultura e arte local e de turismo, onde o turista possa ter contato com os ícones históricos, como centro histórico da cidade, museus, Forte dos Reis Magos, entre outros.

Ambientes naturais, onde destacamos o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que está inserido numa zona de proteção ambiental, cujo Centro de visitantes tem assinatura do renomado arquiteto Oscar Niemayer.  O parque abriga Memorial Natal, um Centro de Educação Ambiental, áreas para caminhada, passeio ciclístico e mirantes para contemplação de remanescente de mata atlântica, bioma mais devastado pela ação humana, desde o descobrimento do Brasil.

Além disso, temos o Parque das Dunas, maior parque urbano sobre dunas do Brasil, com 1.172 hectares, oferecendo áreas de recreação para crianças, caminhadas e trilhas naturais dentro da mata atlântica.

A campanha do Passaporte Verde foi lançada pelo Governo Federal em 2008 em uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ministérios do Meio Ambiente e Turismo do Brasil, Ministério Frances de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros.

Nele o turista pode conhecer uma área de remanescente de mata atlântica, bioma mais devastado pela ação humana, desde o descobrimento do Brasil.

Os roteiros podem ser acessados pelo endereço http://www.passaporteverde.org.br/eucuido/roteiros/#65

Nenhum comentário:

Postar um comentário