quinta-feira, 26 de junho de 2014

Aplicativo Passaporte Verde para roteiros turísticos sustentáveis inclui destinos do RN

O Rio Grande do Norte está no mapa dos roteiros turísticos sustentáveis e agora acessíveis pelo Aplicativo para Smartphones da Campanha Passaporte Verde Copa 2014. O sistema entrou no ar nesta quinta-feira (26), está disponível para download gratuito e destaca 60 destinos definidos em conjunto com as Cidades e Estados Sede da Copa.
Os roteiros turísticos do RN presentes no Aplicativo são: Roteiros Caminhos de Pium, Roteiro de Compras Sustentáveis, Pipa/Tibau do Sul - APA Bonfim Guaraíras, Natal Natural, Parque das Dunas (Bosque dos Namorados), Centro de Educação Ambiental de Natal, Roteiro Noturno – Natal, Pôr-do-Sol do Potengi, Forró com Turista, Espaço Cultural Buraco da Catita, e Maracajaú - Área de Proteção dos Recife dos Corais.

Com versões em português e inglês, o aplicativo também traz dicas para tornar viagens de lazer ou negócio menos impactantes para o meio ambiente e para o destino escolhido. Do planejamento da viagem a como desligar corretamente aparelhos que serão deixados em casa, as dicas estimulam práticas mais responsáveis com ações simples que podem fazer uma grande diferença, como evitar conexões aéreas e se informar sobre frutas e legumes da estação do seu destino.
Baixe o aplicativo na Apple Store ou Google Play.
Dicas de turismo sustentável e sugestões de roteiros mais responsáveis são os destaques do aplicativo Passaporte Verde. Gratuito e disponível nos sistemas operacionais iOS e Android, o aplicativo traz para o celular parte do conteúdo disponibilizado pelo portal da campanha do mesmo nome, com a vantagem de fornecer informações georeferenciadas de atrações próximas ao usuário.
Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a campanha Passaporte Verde utiliza o apelo emocional de turismo e viagens, para incentivar consumidores e produtores a optarem por práticas mais sustentáveis. A ação, realizada em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social, é uma das iniciativas de sustentabilidade do governo federal na Copa do Mundo da FIFA 2014.
No geral, os itinerários convidam os viajantes a explorarem as cidades de uma maneira mais autêntica, com sugestões que incentivam a maior proximidade da natureza, a degustação da culinária local, o contato com culturas tradicionais, entre outros.
Para concretizar esse trabalho junto à campanha Passaporte Verde, um grupo de trabalho foi coordenado por Marjorie Madruga, procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental, representante do RN na Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo FIFA 2014 do Ministério do Esporte, ladeada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), pela Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), Idema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e trade turístico.
A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com os ministérios dos Esportes, do Meio Ambiente, do Turismo e do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta. E a época da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 se mostrou ideal para implantação do programa.
O PNUMA usa um mosaico de suportes de mídia para a divulgação dos roteiros: portal na internet, redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis, intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros. Um dos mecanismos é a inserção dos destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o Trip Advisor. Outro suporte são os embaixadores da PNUMA: a top model Gisele Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que emprestam suas imagens em prol do incentivo às práticas sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário