segunda-feira, 16 de junho de 2014

Embaixadora dos EUA e Consul Geral visitam Rampa e Pinacoteca Potiguar


Autoridades americanas estão em Natal para assistir ao jogo Estados Unidos x Gana, na Arena das Dunas, e visitam pontos históricos que evidenciam presença americana em Natal na Segunda Guerra.

Na manhã desta segunda, às 10h, a Governadora Rosalba Ciarlini e a Secretária Extraordinária de Cultura Isaura Rosado recepcionam a embaixadora Liliana Ayalde e a cônsul geral Usha Pitts, que estarão em visita à Rampa e à Pinacoteca Potiguar. A Rampa, no bairro de Santos Reis, está sendo reformada para abrigar o Complexo Cultural Rampa e o Memorial do Aviador. Na Pinacoteca Potiguar, a embaixadora vai conferir a exposição “E Natal Ganhou a Guerra”, com acervo iconográfico original, fardas e outros objetos pertencentes ao colecionador Augusto Maranhão.

O subcoordenador de projetos da Fundação José Augusto, Fred Nicolau, e curador da mostra, estará recepcionando a comitiva americana e se disponibilizará a tirar todas as dúvidas dos jornalistas sobre a presença americana em Natal. A exposição mostra a convivência e interação de seus habitantes com esse novo elemento no dia a dia de uma cidade que se transformava, de pacata e bucólica a uma cidade vibrante e febril, dado o surgimento de oportunidades de trabalho e diversão para todos. Grandes obras como a construção de Parnamirim, da Rampa, e da pista (primeira avenida pavimentada), e boêmia da Ribeira, transformaram a vida de seus habitantes, que já não eram os mesmos após o conflito.

Contando com farto material iconográfico original do período, em sua grande maioria inédita, mostra de fardas e outros elementos também originais do período, todos pertencentes ao colecionador Augusto Maranhão, contando ainda com restos de um avião Ventura dos US Navy, retirados do fundo do mar da costa Potiguar, a mostra conta um pouco desta história que faz parte de um momento ímpar da Cidade de Natal.

Serviço:
10h - Vista à Rampa: Imprensa poderá fazer imagens. Mas, caso esteja chovendo, a embaixadora visitará o local rapidamente.
10h30 - Visita à Pinacoteca Potiguar: entrevista com a embaixadora Liliana Ayalde - que fala português com fluência
Contato: Assessoria de Imprensa do Consulado Geral dos EUA no Recife - Joanna Paula Ferreira - (81) 9910 9745

Nenhum comentário:

Postar um comentário