quinta-feira, 19 de junho de 2014

Prefeito recebe comitiva japonesa


À tarde desta quarta-feira (18) foi toda dedicada ao Japão na sede do poder executivo municipal de Natal. O prefeito Carlos Eduardo recebeu em audiência, o representante da Princesa Takamado e Presidente da Associação de Futebol Japonesa (AFJ), Kuniya Daini, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e a Cônsul Geral do Japão em Belém-PA, Rei Oiwa. A comitiva nipônica veio a capital potiguar para acompanhar a partida entre Japão x Grécia, nesta quinta-feira (19), válida pela segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo de futebol. O chefe do poder executivo municipal presenteou os membros da comitiva japonesa com itens do artesanato potiguar e recebeu uma camisa personalizada com o seu nome da seleção do Japão e um objeto da cultura oriental.


Na reunião, Carlos Eduardo externou toda a sua satisfação em receber a comitiva japonesa, elogiando bastante a capacidade do povo japonês e a sua vocação para o trabalho, além da disciplina e educação. O chefe do executivo municipal revelou também ser um admirador da culinária do Japão. O prefeito comentou sobre as principais atividades econômicas de Natal, lembrando que o turismo, comércio e as empresas prestadoras de serviço são as responsáveis pela maior parte da geração de renda da cidade. Ele informou ainda sobre o projeto da Marina de Natal que deverá ser licitada até o final do ano.

O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar a comitiva do país asiático para fazer uma visita ao Parque da Cidade, onde terão a oportunidade de conhecer um equipamento projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, como também ao recém-reaberto Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. “Além das nossas praias, a cidade oferece também essas opções culturais para os seus moradores e turistas”, enfatizou. Carlos Eduardo disse ainda que irá torcer por uma vitória do Japão nesta quinta-feira diante da Grécia.

O representante da Princesa Takamado e Presidente da Associação de Futebol Japonesa (AFJ), Kuniya Daini, se solidarizou com as famílias natalenses que sofreram em virtude das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Na sequência, ele falou que a torcida japonesa promete invadir a capital potiguar. A previsão é que 8.000 japoneses estejam em Natal para acompanhar o jogo. O presidente da AFJ aproveitou o momento para reconhecer a importância do futebol brasileiro para o desenvolvimento do esporte em seu país, recordando que lendas do futebol canarinho como Zico, Leonardo, Toninho Cerezo, Dunga, Alcindo, dentre outros foram os responsáveis pelos primeiros chutes na terra do sol nascente. “Temos essa ligação muito forte com o Brasil e tenho a certeza que a torcida do povo de Natal vai fazer a diferença para a nossa seleção no jogo contra a Grécia”.

O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, agradeceu a recepção e o cuidado que todos da Prefeitura de Natal tiveram com seu corpo diplomático e parabenizou a gestão municipal pela confecção de um material especial com informações da cidade em japonês para ser distribuído para os visitantes japoneses. “Esse foi um gesto que nos encantou bastante e vai auxiliar bastante nossos compatriotas”.

Participaram da audiência o secretário chefe do Gabinete Civil, Kleber Fernandes, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, o secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA, Luiz Eduardo Machado, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ranieri Barbosa, e o secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário