sábado, 21 de junho de 2014

Corpus Christi

Fernando Lins
Professor e músico

Desde que me entendo de gente, os feriados são motivos de alegria para adultos e para criançada em geral e a não ser nas festas em que a comemoração é explícita, quase não se dá uma explicação de o por que do feriado.
No São João os fogos e as fogueiras dão o tom da festa, simbolizando o nascimento de João Batista, profeta filho de Zacarias um sacerdote de Jerusalém e Izabel que era parente da mãe de Jesus.
Já São Pedro, irmão de santo André, era um pescador da Galileia, que foi chamado por Cristo para se tornar “Pescador de Homens.” Tinha originalmente o nome de Simão; Jesus deu-lhe o título Kephas que na língua aramaica tem significado equivalente no grego a “Pedra".
Há porém, feriados em que as datas são móveis, tais como a Páscoa o Carnaval o Corpus Christi, que leva em conta algumas vezes as fases da lua, a ascensão de Jesus, O Pentecostes que significa a decida do Espírito Santo sobre os apóstolos, celebrado 50 dias após o domingo de páscoa.
A festa de Corpus Christi, (Corpo de Cristo), instituída pelo Papa Urbano lV através  da bula Transiturus de Hoc Mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta feira após a festa da Santíssima Trindade é celebrada 60 dias após a Páscoa, entre os dias 21 de maio e 24 de junho.
Para impor maior pompa à solenidade o Papa Urbano lV desejou que um Ofício fosse composto, tendo como compositor São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Esse cântico é executado até hoje nas celebrações de corpus Christi.
Cada feriado trás um ônus ao erário público, então procurar se informar e meditar porquê de os nossos ancestrais render homenagens a certos homens e datas, é uma maneira de preservarmos o nosso passado e vislumbrar o nosso futuro.
Hallellujah.
Natal, quinta feira 19 de junho 2014 (corpus Christi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário