Projeto “Trabalho Social com Idosos (TSI)” foi lançado na noite desta terça-feira (10), no Sesc Centro. Projeto vai beneficiar 50 idosos com diversas atividades gratuitas
“É muito importante pra gente, que vivia sem fazer nada dentro de casa. Esse projeto já está mudando as nossas vidas. Quero aproveitar tudo. O que cair na rede é peixe!”. O depoimento animado é de dona Gielda Sá Bezerra, 68, uma das 50 pessoas que serão atendidas pelo Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto lançado na noite desta terça-feira (10/06) pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, no auditório do Sesc Centro (Natal).
Durante um ano, um grupo de 50 idosos poderá desfrutar gratuitamente de atividades em diversas áreas, de modo a promover qualidade de vida e desenvolver as capacidades físicas, psicológicas e sociais dos idosos. “A implantação efetiva do TSI é a concretização de um desejo pessoal, o de criar mais uma ação de valorização destas pessoas que têm muito a nos ensinar sobre a vida. Que o leque de atividades desenvolvidas aqui sirva para manter vivo em cada um o espírito da descoberta, do aprendizado e do desenvolvimento de novas amizades”, disse, durante a solenidade de lançamento, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
O evento de lançamento do TSI contou ainda com bate papo sobre a situação dos idosos no RN, do qual participaram membros de entidades voltadas ao idoso, o triatleta José Januário, 62, que falou sobre a importância da atividade física para a terceira idade, e a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral. “O Sistema Fecomércio-Sesc, ao longo dos anos, já desenvolve várias ações destinadas também a pessoas com mais de 60 anos. Mas, a partir desse momento, realizaremos atividades mais focadas nessa faixa etária da população”, frisou a diretora.
Na noite da solenidade, também houve a apresentação da Orquestra Xilofônica do Sesc Cidadão Vila de Ponta Negra, que interagiu com a plateia ao fazê-la tocar ganzás artesanais distribuídos na entrada do auditório; e o coral do Centro de Atividades e Lazer da Melhor Idade (CALMI), que, vestido em clima junino, deu show ao entoar clássicos de Luiz Gonzaga. Mais de 150 pessoas estiveram presentes no evento, incluindo autoridades e os idosos atendidos pelo projeto.
Sobre o TSI
O TSI será executado por uma equipe composta por nove profissionais, incluindo assistentes sociais, educadores físicos e instrutores musicais. Os encontros acontecem durante a semana com uma programação diversificada, incluindo oficinas de canto coral, eventos motivacionais, orientações sobre saúde (relativas a doenças comuns durante o envelhecimento), seminários, debates de temas de interesse dos idosos, passeios e atividades ao ar livre.
Por ser integrante do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), o TSI absorveu pessoas cuja renda familiar bruta não ultrapassasse três (03) salários mínimos. A prioridade das vagas foi para os comerciários e seus dependentes, seguida de egressos do ensino básico da escola pública. O processo seletivo aconteceu de 19 a 22/05 e a lista dos selecionados foi divulgada no site do Sesc RN.
+(2).jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário