Com a proposta de debater a ampliação de oferta dos cursos técnicos profissionalizantes para jovens e adultos, a Coordenação do Pronatec/EAJ/UFRN e a Secretaria Estadual de Educação, articulam parceria para a oferta de cursos técnicos na modalidade concomitante em 11 Escolas da Rede Estadual de Ensino. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A Escola Agrícola de Jundiaí atua na promoção de cursos do Programa desde 2011 e tem se destacado a nível Nacional com a expansão e interiorização do Pronatec.
“Com a intensificação da crescente oferta de cursos do Pronatec pela EAJ junto a SEEC, surgiu à necessidade de fortalecer ainda mais esta parceria. Inicialmente serão ofertados cursos técnicos na modalidade concomitante em onze escolas de Ensino Médio que foram contempladas com o Programa Brasil Profissionalizante e estão autorizadas a funcionarem como Escola de Educação Profissional Técnica através do Decreto 21976/2010”, explica a Secretária Estadual de Educação, Professora Betânia Ramalho.
A parceria permitirá a oferta de cursos técnicos na modalidade concomitante em Natal, Mossoró, Serra do Mel, Assu, Apodi, Jucurutu, Caraúbas, Santa Cruz, Parelhas e Jardim do Seridó nas Escolas Estaduais Luiz Antônio, Abel Freire Coelho, Padre José de Anchieta, Juscelino Kubitschek, Professor Antônio Dantas, Valdomiro Pedro Viana, Lourenço Gurgel, José Bezerra Cavalcante, Professor Amâncio Ramalho, Newman Queiros e no Centro Educacional Felinto Elisio. Serão ofertados os cursos de segurança do trabalho, técnico em apicultura, técnico de manutenção e suporte em informática, técnico em agroecologia, técnico em guia de turismo e técnico em informática.
Sobre o plano de execução, a Subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, Suerda Maria Nogueira do Nascimento, destaca que inicialmente será ofertada uma turma de curso técnico concomitante com 35 alunos em cada escola. “A Subcoordenadoria de Educação Profissional da SEEC trabalhou juntamente com os gestores das escolas para avaliar a demanda de cada município e propor juntamente com a Escola Agrícola de Jundiaí os cursos que serão ofertados. Estamos iniciando um projeto piloto, por isso, só vamos atuar no próximo semestre nessas 11 unidades. Ao longo dos cursos vamos acompanhar o desempenho dos alunos e planejar as próximas ofertas. Em 2015.1 serão 20 escolas atendidas neste novo formato de formação integral e humanística”.
“Como critério de participação, estabelecemos que os alunos estejam cursando o Ensino Médio regular. As inscrições serão realizadas através do Sigeduc e a seleção será realizada a partir da média do último ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Não poderão ser inscritos alunos menores de 15 anos”, esclarece Suerda Maria Nogueira do Nascimento, Subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC.
De acordo com o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ, Prof. João Inácio, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação ajudará a promover a cidadania e qualificação dos jovens do Rio Grande do Norte. “O Pronatec/EAJ está atuando em mais de 56 municípios, mudando a feição dos concluintes e promovendo o desenvolvimento dessas localidades. Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação vamos continuar avançado e transformando o Rio Grande do Norte”.
Para a Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Antônio Dantas em Apodi, Maria Aldeniza de França Torres, a parceria da SEEC com a Escola Agrícola de Jundiaí é muito positiva para os alunos. “Em nossa escola temos cerca de 500 alunos nos dois últimos anos do ensino médio, muitos deles estão largando a escola, pois começaram a trabalhar ou estão fazendo cursos profissionalizantes em outros municípios. Com a oferta de cursos do Pronatec em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí vamos garantir os alunos conquistem a capacitação que precisam de forma gratuita e em conformidade com as demandas do mercado local”.
Além da qualificação dos alunos da rede estadual, a parceria visa à qualificação de funcionários terceirizados e servidores da Secretaria Estadual de Educação. A Coordenação Geral do Pronatec/EAJ trabalha na preparação de um documento que será encaminhado para apreciação da Direção da Escola Agrícola de Jundiaí e a Reitoria da UFRN. Após a finalização deste processo, o acordo com a Secretaria Estadual de Educação será formalizado através de um termo de cooperação. As inscrições nos cursos devem iniciar no dia 15 de julho e seguem até o dia 18 de julho. As aulas estão previstas para começar no dia 28 de julho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário