A cidade de Lajes, localizada na região Central do estado, recebeu nesta terça-feira (14), o Projeto Útero é vida, que levou atendimento médico para as mulheres da comunidade do Firmamento e outras duas localidades próximas, os assentamentos 03 de Agosto e Boa Vista. Além do atendimento médico, foi promovido um dia de beleza para as agricultoras.
Desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e coordenado no Rio Grande do Norte pelo Sistema Faern/Senar, o projeto levou para as mulheres de Lajes exames preventivos contra o câncer no colo do útero. No município, o Útero é Vida realizou cerca de 180 exames de prevenção. “Foi um dia muito especial para essas mulheres. Muitas ali ainda não tinham feito o exame do colo do útero, então a nossa ida foi positiva”, ressaltou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.
De acordo com a secretária de Agricultura de Lajes, Maria Gorete dos Santos, a idéia do Projeto Útero é Vida é muito louvável e merece todo o apoio das Prefeituras e comunidades visitadas. “Acredito que essa iniciativa da Faern/Senar é muito boa, pois trás ao mesmo tempo saúde e valorização para as mulheres das zonas rurais. E, também acredito que sem o apoio da prefeitura, esse tipo de evento não consiga atingir os bons números que almeja. Todos devem acreditar em iniciativas como essas: a prefeitura, as secretarias e as localidades visitadas”, explicou Maria Gorete.
Palavra de agricultora
De acordo com a agricultora Helena Maria Freitas, 50, moradora da comunidade do Firmamento, o Útero é vida foi muito bom para proporcionar um dia de tratamentos de beleza e cuidar da saúde. “Fico muito feliz por essa idéia, que trouxe informações para as mulheres da região. Também gostei muito do dia de beleza”, agradeceu Helena.
Parceria
O evento que não poderia existir sem a parceria com a prefeitura e o Sindicato Rural. “O Útero é vida é um bom exemplo da união que existe entre a Federação da Agricultura, Prefeitura de Lajes e Sindicato Rural, na pessoa do presidente César Militão. Sem esses apoios, não seria possível promover esse trabalho social e os vários cursos de qualificação que fazemos na cidade, como é o caso do assentamento 03 de Agosto, que foi a comunidade rural que mais recebeu cursos do Senar em Lajes”, Informou Vieira.
Outras cidades
Ainda em 2010 outras edições do Útero é Vida serão promovidas no Rio Grande do Norte. As cidades de Jucurutu, Apodi, Serra Negra do Norte, Santo Antonio, Mossoró e Barcelona serão as próximas contempladas com o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário