“Um olhar sobre a Cultura Popular Nordestina”. O resultado saiu hoje e Jean ficou em quarto lugar, numa disputa que envolveu fotógrafos de 17 estados do Brasil. Ele fotografou um céu enfeitado de bandeirinhas, durante os festejos juninos em Assu.
“Eu documento os festejos juninos da minha cidade há anos”, diz o fotógrafo, “o que acaba se tornando um desafio, pois é preciso enxergar coisas novas num ambiente bastante familiar”. A foto é de 2008 e carrega a marca do autor, uma composição onde as cores saltam aos olhos. “Eu procuro um ponto de equilíbrio onde todos os elementos da composição dialoguem entre si, e as cores seja um elemento a mais na composição”, ensina o fotógrafo. Para suavizar o choque de tantas cores ele usou um recurso na câmera que deixou as bandeirinhas desfocadas.
O Concurso “Um olhar sobre a Cultura Popular Nordestina” é promovido pela Caminhos Comunicação e Cultura e foi um dos projetos patrocinados pelo Programa BNB de Cultura. As fotos premiadas serão distribuídas na forma de cartões postais e farão parte de uma exposição que deve percorrer os Centros Culturais BNB ainda esse ano.
Publicação especializada destaca o trabalho do fotógrafo
Jean Lopes vem colecionando prêmios em concursos fotográficos Brasil afora e até no exterior. Seu currículo já conta mais de cinqüenta prêmios. É dele o primeiro lugar do Concurso “Um olhar sobre a Cultura Potiguar”, a primeira versão do prêmio patrocinado pelo BNB em 2007, que era restrito apenas aos fotógrafos do Rio Grande do Norte. Há dois meses ele conquistou pela quarta vez o Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e ainda levou os dois terceiros lugares da competição. A edição desse mês da revista Fotografe Melhor - a maior publicação do gênero no país - dedicou uma página a Jean, que dividiu com outro fotógrafo de Brasília as principais colocações do tradicional prêmio da cidade gaúcha de Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário