segunda-feira, 21 de maio de 2012

Encontros para incentivar a leitura

SESC realiza mais um Encontro com Autor, com palestras, oficinas e debates entre autores e estudantes e população. Parceiro este ano é o Jovens Escribas

Um encontro para incentivar o gosto pela leitura. O Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC, realiza da próxima segunda-feira (21) até a sexta-feira (25), mais um Encontro com Autor. O projeto que discute, promove e dissemina o trabalho de autores locais e nacionais junto a estudantes e à população potiguar. A programação gratuita e dinâmica acontece em horários variados no SESC Potilândia, e ainda em escolas, faculdades, na Casa da Ribeira, no Nalva Melo Café Salão e na Câmara Municipal. Na edição deste ano, o grande parceiro do projeto é o selo Jovens Escribas, com a integração do seu “Ação Leitura”. Em junho, a instituição pretende levar o projeto também para Mossoró e Caicó.

Para participar das conversas, foram convidados autores potiguares, como Carlos Fialho, Clotilde Tavares e Carito, e nacionais, como Fabrício Carpinejar (RS), Ana Elisa Ribeiro (MG) e Marcelino Freire (PE). Doze autores ao todo farão intercâmbios de conhecimento por meio de oficinas, debates e palestras. Toda a programação do evento está disponível no hotsite http://jovensescribas.com.br/acaoleitura2012/. Além dessas ações, os autores doarão seus livros para as instituições de ensino visitadas, com o objetivo de que as obras sejam trabalhadas pelos professores.

Outro atrativo do projeto será a presença, nas escolas e faculdades que sediam os encontros, da BiblioSESC. A biblioteca itinerante oferecerá gratuitamente –  como já o faz durante todo o ano nos bairros e presídios de Natal – consulta e empréstimo de livros, jornais e revistas. É mais uma forma de estimular alunos e a comunidade em geral a se aproximar do mundo da leitura.

Para o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto, essa é uma grande ação de estímulo à leitura. Através do Projeto Encontro com o Autor, o SESC RN proporciona uma oportunidade ímpar para a população.  “As pessoas terão contato pessoal e direto com os nossos ídolos da literatura local e nacional", ressaltou.

O objetivo do evento, segundo o escritor e membro do coletivo Jovens Escribas, Carlos Fialho, é estimular a leitura através de uma abordagem simples e direta, mostrando para todas as pessoas que ler é divertido. “Um Estado com mais leitores acaba sendo um lugar melhor para se viver. Ano passado atingimos diretamente 2,5 mil pessoas, este ano, a parceria com o SESC permitirá que esse número dobre”, avaliou.
Programação

De segunda (21/05) a sexta (25/05), os autores conversam com estudantes de ensino fundamental e médio. À noite, estarão nas universidades, batendo papo com alunos de cursos superiores. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A escritora e professora Ana Elisa Ribeiro (MG) ministrará uma oficina de escrita de crônicas na UnP da Floriano Peixoto. Será de 23/05 a 25/05, das 15h às 17h. São 25 vagas abertas a todos, independente da instituição onde estudem. As inscrições acontecem pelo e-mail jovensescribas@gmail.com.

O Encontro com o Autor também colocará Natal na rota dos lançamentos literários nacionais: serão realizados dois eventos de lançamento durante a semana do evento. Na quinta-feira (24/05), às 19h, o Nalva Café Salão, na Ribeira, receberá a poeta e artista plástica Eveline Gomes (Sinhá), que lançará em Natal seu livro de estreia “Devolva Meu Lado de Dentro”. Também no Café Salão, na sexta-feira (25/05), ocorrerá o evento de encerramento “Lançamentão”. Diversos autores amigos serão convidados a relançarem seus livros, num grande encontro entre autores e leitores.

Serviço:

O quê? Projeto Encontro com o Autor, em parceria com o Jovens Escribas
Quando? De 21 a 25 de maio, em horários variados
Onde? SESC Potilândia, Escolas, faculdades, Câmara Municipal, Nalva Melo Café Salão e Casa da Ribeira
ENTRADA GRATUITA
Programação completa: http://jovensescribas.com.br/acaoleitura2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário