terça-feira, 22 de maio de 2012

Portas abertas para o mundo das letras

Abertura oficial do Projeto SESC Encontro com o Autor, em parceria com Jovens Escribas, aconteceu ontem (21) na UnP da Floriano Peixoto. Programação continua até sexta-feira (25)
 
“É preciso ler com o coração, e não por obrigação”. A frase dita ontem (21/05) pelo autor Marcelino Freire (PE), convidado para abrir o Projeto SESC Encontro com o Autor indica um dos caminhos para se estimular o gosto pela leitura. Em parceria com o selo Jovens Escribas, o projeto segue até sexta-feira (25/05) em horários e locais variados, mas com um objetivo único: promover o encontro entre autores e leitores para incentivar o prazer ao ler. A programação completa pode ser acessada por meio do site do SESC (www.sescrn.com.br) ou no hotsite http://jovensescribas.com.br/acaoleitura2012/. Em junho, próximo mês, outros autores convidados viajam para Caicó e para Mossoró, plantando sementes para colher leitores também por lá.

Na abertura oficial realizada ontem, às 19h, no auditório da Universidade Potiguar (UnP) da Av. Floriano Peixoto, muitas pessoas viram, ouviram e dialogaram com os escritores Marcelino Freire e Patrício Junior, mediador do debate. Antes de iniciar a conversa, o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto, falou sobre a felicidade em realizar um projeto como esse.

“É um contato mágico, porque traz o autor da obra que a pessoa leu e gostou”. Sobre a parceria com o selo Jovens Escribas, o diretor disse só ter o que comemorar. “Um presente que a união de esforços propicia à sociedade potiguar. Não só ampliamos o projeto em Natal, como também interiorizaremos para Caicó e para Mossoró”.

Integrante do selo, Carlos Fialho também celebra a união com o SESC. “Tivemos uma grande realização, que foi a inserção da Ação Leitura no calendário do Encontro com o Autor”. Em 2013, a perspectiva é de que o projeto seja ainda melhor, graças à parceria. “Já temos autores que querem participar do projeto próximo ano, como Daniel Galera, que fará uma oficina de contos”, adianta.

Na distante Sertânia, nasce um autor

Quem participou da conversa ontem com Marcelino Freire, teve direito a boas risadas. Autoproclamado “cabra da peste”, o autor paraibano bebe na fonte sertaneja em suas obras, fruto da sua infância em Sertânia, cidade pernambucana distante 316 km de Recife. O bom humor e a simpatia marcam não só os seus livros, como também o seu jeito.

“Carrego Sertânia comigo, por causa dos gestos que recebi da minha mãe, do humor sertanejo e da precisão do meu pai”, diz o escritor, ressaltando os fatores que influenciaram sua obra. “Minha mãe transparecia as emoções com a alma. Quando tava triste, batia panelas; quando tava feliz, cantava Luiz Gonzaga. Hoje, meus livros batem panela na cabeça do leitor e cantam Luiz Gonzaga”, brinca.

Mas o caos de São Paulo, capital para a qual se mudou e onde vive até hoje, também marca os escritos de Marcelino. A colisão de culturas resulta em aspectos “sertano-urbanóides” em sua obra. “Em São Paulo, me agarrei às minhas raízes para não ser atropelado, mas minha obra é influenciada, poluída pelo aspecto cosmopolita”. E exemplifica com uma brincadeira as diferenças entre cidades nordestinas e a selva de pedra paulista: “Natal e Recife são cidades que amanhecem; São Paulo é uma cidade que acorda. Como um ‘acorda, desgraçado’”, ri.

O gosto pela leitura começou com Manoel Bandeira, aos nove anos de idade. “Eu posso ser um poeta como esse”, pensou o menino. Depois de viciar em letras, sua função em casa foi definida: passou a ler para a família todas as bulas de remédios, bíblias, a escrever cartas; enfim, era o Leitor/Escritor. Hoje, depois de anos mergulhado no mundo das letras, cita como grandes influenciadores autores como Clarice Lispector, Julio Cortázar, João Cabral de Melo Neto e Paulo Leminski.

 Programação

De segunda (21/05) a sexta (25/05), os autores conversam com estudantes de ensino fundamental e médio. À noite, estarão nas universidades, batendo papo com alunos de cursos superiores. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A escritora e professora Ana Elisa Ribeiro (MG) ministrará uma oficina de escrita de crônicas na UnP da Floriano Peixoto. Será de 23/05 a 25/05, das 15h às 17h. São 25 vagas abertas a todos, independente da instituição onde estudem. As inscrições acontecem pelo e-mail jovensescribas@gmail.com.

O Encontro com o Autor também colocará Natal na rota dos lançamentos literários nacionais: serão realizados dois eventos de lançamento durante a semana do evento. Na quinta-feira (24/05), às 19h, o Nalva Café Salão, na Ribeira, receberá a poeta e artista plástica Eveline Gomes (Sinhá), que lançará em Natal seu livro de estreia “Devolva Meu Lado de Dentro”. Também no Café Salão, na sexta-feira (25/05), ocorrerá o evento de encerramento “Lançamentão”. Diversos autores amigos serão convidados a relançarem seus livros, num grande encontro entre autores e leitores.

Serviço:

O quê? Projeto Encontro com o Autor, em parceria com o Jovens Escribas
Quando? De 21 a 25 de maio, em horários variados
Onde? SESC Potilândia, Escolas, faculdades, Câmara Municipal, Nalva Melo Café Salão e Casa da Ribeira
ENTRADA GRATUITA
Programação completa: http://jovensescribas.com.br/acaoleitura2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário