quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lançamentos da nova edição da Revista Preá e Exposição “Quixote com Rosas” levarão seus convidados a uma grande viagem

A noite desta quinta-feira, 17, será marcada por dois lançamentos na Fundação José Augusto: da 25ª edição da Revista Preá e da Exposição “Quixote com Rosas”, no Projeto Privado é Público, na Galeria de Arte Newton Navarro, às 18h, na Rua Jundiaí, 641 - Tirol.

A 25ª edição da Revista Preá, seguindo a linha editorial da gestão da secretária Isaura Rosado que passou a abordar em cada edição uma temática, falará sobre viagens. Dentre o rico material compilado para essa edição destacamos a publicação da entrevista do Senador Elói de Souza, quase 100 anos depois, sobre sua viagem ao Egito, com comentários de Rejane Cardoso; Anna Maria Cascudo recontará as viagens de seu pai, Câmara Cascudo, com fotos inéditas e exclusivas, cedidas pelo Instituto Ludovicus; enquanto, Clotilde Tavares falará em seu artigo sobre os 65 da viagem de Cascudo ao Sertão; Helder Macedo contará a trajetória do holandês Roeloff Baro, durante o período da colonização aqui no Estado; uma matéria vasta sobre a linha aérea de Latécoère, que seguia da Argentina até a África, passando por Natal, confirmando a presença de Saint-Exupéry em nossa Cidade e o documento que mostra os cálculos de Latécoère preferindo na rota Natal a Recife. Trazendo os demais locais do mundo para Natal tem as matérias falando sobre os estrangeiros que aqui residem e trabalham com cultura; a visão dos potiguares sobre locais do mundo em que estiveram; e, o ensaio fotográfico de Afonso Martins sobre diversas cidades ao redor do mundo. Salientando que neste ano ainda serão lançadas mais três edições da Revista Preá.

E, seguindo o clima de viagens da noite, a Exposição “Quixote com Rosas”, que tem como seu curador o professor da UFRN João da Mata, chega a FJA para retratar e homenagear o Dia Internacional do Livro (23/04), a obra de Cervantes e o Dia de São Jorge, com exposições de quadros de artistas nacionais e norte-rio-grandenses, esculturas e edições raras e famosas do célebre livro Dom Quixote de La Mancha. A exposição que existe há 10 anos faz uma homenagem ao grande Dom Quixote e suas aventuras, que há 407 anos encantam gerações, e ao Santo Guerreiro "Sant Jordi", que "são de grande influência na cultura, não só local, como brasileira, sendo temas permanentes de inspiração para nossos artistas e escritores", enaltece o seu curador, João da Mata. A exposição ficará aberta para visitações de 18 a 30 de maio, das 08h às 17h, Galeria de Arte Newton Navarro.

O evento ainda contará com uma breve apresentação dos músicos Eduardo Juarez, da Patagônia, e Oswin Lohss, de Hamburgo, que tocando teclado, voz e violão apresentarão músicas argentinas, do tango ao rock. Ambos são exemplos e personagens da matéria sobre os estrangeiros que residem em Natal e trabalham com cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário