quarta-feira, 16 de maio de 2012

LA ISLA EN VERSOS - CUBA

De 01 a 11 de maio realizou-se o 1º ENCONTRO DE POETAS DEL MUNDO EM CUBA. O périplo uniu durante o Festival da Juventude- Romarias de Mayo, as cidades de Havana, Holguín, Santiago de Cuba e Gibara, num percurso de dois mil quilômetros pela Ilha. Participaram  delegações  de vários países: México, Colômbia, Cuba, Franca, Inglaterra,  Chile, Angola, Estados Unidos e Brasil.
A delegação do Rio Grande do Norte, composta pela Poetisa dos Ventos, Embaixadora Universal da Paz, Deth Haak, escritora Vilmaci Viana e a produtora cultural Sara Fracchia, levou  para Cuba o acervo de cordéis, antologia da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, música da COMPOR (Cooperativa Cultural da Musica Potiguar), Material de divulgação da Cidade de Natal, cedidos pela Secretaria Municipal de Turismo, inaugurando assim, o espaço Brasil na Casa de  Iberoamérica de Holguín.
O momento mágico do encontro foi o desfile de encerramento das Romarias, que contou com a participação de quinhentos artistas estrangeiros e cento e cinqüenta jovens artistas de todas as províncias cubanas. Este evento foi coordenado pelo escritor Kiuder Yero - Secretário Executivo do Poetas del Mundo para Cuba, em parceria com a casa ALBA de Havana  e Associação de Los Hermanos SAIZ de Santiago de Cuba.
A programação contou com tertúlias em diferentes instituições culturais das cidades mencionadas, intercalando poesia e musica dos poetas do mundo e da mais nova geração de poetas  cubanos; a visita em Santiago de Cuba ao mausoléu do Cemitério de Santa Efigenia em homenagem ao poeta maior de Cuba, José Marti, e ao monumento do poeta José Maria Heredia y Heredia.
Em Havana, visitamos a casa do poeta José Lezama Lima. O momento mágico do encontro foi o desfile de encerramento das Romarias, que contou com a participação de quinhentos artistas estrangeiros e cento e cinqüenta jovens artistas de todas as províncias cubanas. Vinte e sete países e suas delegações desfilaram no Estádio de baseboll de Holguín, e a bandeira do Brasil foi conduzida brilhantemente pela poetisa Deth Haak. O evento foi muito profícuo para todas as partes, e culminou com a elaboração de um documento propositivo que será postado posteriormente.

Por Vivi Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário