quinta-feira, 10 de maio de 2012

PROJETO DE FORA ADENTRO PROMOVE OFICINA COM BARBATUQUES

Percussão corporal é o foco da oficina ministrada por Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, este mês no IFRN Cidade Alta

Entre os dias 14 e 18 o projeto De Fora Adentro (NAC/UFRN) em parceria com IFRN Cidade Alta irá oferecer a oficina de Percussão Corporal, ministrada por Fernando Barba do Grupo Barbatuques. Serão ofertadas duas turmas (manhã e noite) com 20 vagas cada e carga horária de 15h.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail casamaeterra@hotmail.com ou na Coordenação de Extensão do IFRN Cidade Alta. O valor da inscrição é R$100.

Fernando Barba, fundador e componente do grupo, desenvolverá uma oficina de percussão corporal que dará suporte a um processo coletivo para criação de uma intervenção artística na cidade.

DE FORA ADENTRO
O projeto De Fora Adentro foi lançado na 62° Reunião da SBPC- Ciências do Mar. Vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, tem como objetivo fundamental desenvolver, difundir e popularizar pesquisas e resultados científicos transdisciplinares que proporcionem ao público uma compreensão menos fragmentada sobre as relações humanas para com o meio ambiente.

O produto principal do projeto é um Mapa Gigante da Cidade de Natal, resultado da montagem de fotos aéreas de toda a cidade, impresso em banner, medindo 350 m², o qual as pessoas podem caminhar e reconhecer a totalidade da cidade desde uma visão macroscópica.

BARBATUQUES
O Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.

O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelo músico Fernando Barba e possui 13 integrantes. Desde então, vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente para transformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.

Atualmente o Barbatuques possui uma agenda de shows consistente no Brasil, com turnês internacionais, festivais e eventos relevantes por todo o mundo, além das oficinas e workshops de percussão corporal que ministra. Sua forma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido e respeitado no meio artístico, corporativo e pedagógico.

Serviço
Oficina Percussão Corporal com Barbatuques
De 14 à 18 de maio de 2012 no IFRN Cidade Alta | Avenida Rio Branco, 743
Informações: Mauricio Camargo | 8702-2784 ou Coord. Extensão do IFRN Cidade Alta
Valor da inscrição: R$100

Nenhum comentário:

Postar um comentário