quinta-feira, 31 de maio de 2012

Morreu a artista plástica Zaíra Caldas

A artista plástica Zaira Caldas (84) morreu ontem por volta das 11h. De acordo com nota conjunta da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, "ela que soube explorar e traduzir, como poucos, a festa colorida da natureza – para citar as palavras do cronista Rubem Braga".

E a nota continua: "Pintora, escultora, tapeceira, Zaira Caldas soube conciliar técnica e sentimento numa vasta obra que ultrapassou as fronteiras do estado, desde a década de 1960 até os dias atuais, sempre revelando-se através de sua arte que, na definição de Câmara Cascudo, soube ser forte, leal e nítida, documental e direita, antiga e contemporânea”.

Um comentário:

  1. Tive a sorte e o prazer de privar em Portugal com este grande ser humano que era Zaira. A sua forma de expressão artística foi o que faz que eu tivesse a vontade de a conhecer. Mas a Zaira não era só isso, era um ser humano maravilioso que vai ficar sempre na minha memória. Pessoas como ela nunca morrem, ficam sempre vivas nas nossas memórias. Antónia Seferlis

    ResponderExcluir