domingo, 4 de agosto de 2013

Abel Jocob de Medeiros

Fernando Lins
Músico e professor

Maçom, militar, empresário, pescador, são muitas as maneiras para definir o Homem, Abel Jacob de Medeiros, tive o privilégio de conhece-lo e frequentar sua casa, desfrutar da sua generosidade e de sua sapiência, sempre com uma boa estória, ele nos recebia em sua casa de praia em Camurupim, com um largo sorriso e a sua voz potente e gutural.
Sabia como poucos deixar uma visita à vontade e em seu alpendre havia sempre algumas varas de pescar, com as quais, muitas vezes retirava do mar o tira-gosto que viria a somar se ao lauto cardápio da cozinha sempre com camarões, lagostas, caldos, pastéis e uma infinidade de outros petiscos.
Homem alto, forte, de refinado senso de humor, com suas madeixas que mesmo brancas, não evidenciava sua idade, gostava de saborear seu whisky e fazia isso como poucos, deixando todos admirados com resistência e cortesia. lembro-me de uma vez que viemos em caravana de Recife para visitá-lo e junto a nós um casal recém-casados, que estava de passagem pra Fortaleza, após um dia de muita alegria, música, cerveja e boa conversa, na  saída do citado casal ele presenteou o nubente com uma garrafa de Old Parr, não sem antes avisá-lo,  "use como combustível, não como explosivo". sic.
Homem de muita sorte na vida, outorgada por Deus e a custa de seu trabalho, casado com a dentista Adalgisa Reis, durante 63 anos, teve nela sua base e sustentáculo para construir sua família, pela qual dedicou-se até o fim.
Neste último domingo, recebi do seu filho que reside em Recife, doutor Adonai Reis de Medeiros, um telefonema me pedindo para ir até a casa de seu pai. Ao chegar na rua Cládio Machado encontrei seu Abel, deitado, e junto a ele sua eterna companheira e esposa, juntamente com sua filha Asileide. A paz reinava no casarão, e nesse domingo ensolarado, em sua cama seu Abel sorria ao se despedir do mundo, após 90 anos de vida. 
Cheguei a uma conclusão: vivendo como Abel Jacob de Medeiros, a felicidade pode não morar na sua casa, mas virá visitá-la todos os dias.
Valeu a vida seu ABEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário