sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fernando Mineiro lamenta esquecimento de mestres da cultura popular do RN

No dia do Folclore brasileiro, o deputado Fernando Mineiro (PT) falou sobre a Lei do Patrimônio Vivo que, segundo ele, foi esquecida por parte do Governo do Estado. A lei, de autoria de Mineiro garante o pagamento de bolsa-auxílio a folcloristas, mestres e grupos da cultura popular com mais de 20 anos de atuação no Estado. “São pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para o conhecimento da população do RN”, declarou.
A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7 de julho de 2009 e, através de concurso realizado anualmente, foram contempladas 10 bolsas no valor de R$ 987,21, para pessoa física e R$ 1.974,76, para pessoa jurídica, pagas pela FJA. Este pagamento é mensal e vitalício e, além de poder utilizar o título de Patrimônio Vivo do RN, os beneficiados terão prioridade na análise de projetos no Sistema de Incentivo à Cultura do Estado.
De acordo com Mineiro, o Governo do Estado não deu prosseguimento à lei. “Temos um Estado com uma produção de cultura popular importante, referência, mas nossos mestres estão morrendo. No dia 22 de agosto, além de homenagear nossos folcloristas, como Deífilo Gurgel, Câmara Cascudo, Chico Daniel, Manoel Marinheiro, Mestre Guedes, entre outros, quero deixar minha indignação diante do abandono por parte do Governo. A cultura popular está sendo esquecida”, declarou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário