quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Personalidades da Cultura recebem Medalha do Mérito Deífilo Gurgel


Com homenagens a personalidades da cultura, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel foi realizada na noite desta quarta-feira (7), no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão. A cerimônia promovida pela Secretaria Extraordinária de Assuntos para a Cultura/Fundação José Augusto (Secult/FJA) contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado e da viúva do patrono da medalha, Zoraide Gurgel.

Na ocasião, foram entregues 13 medalhas em homenagem a estudiosos, gestores, pesquisadores e instituições, dentre os quais, Anna Maria Cascudo, Antonio Marques, maestro Humberto Dantas (Bembem), Iaperi Araújo, Luis Assunção, Maria da Glória Silva (Mãe Nem), Paulo Bezerra. Também foram homenageadas as instituições Comissão Norte-riograndense de Folclore, Fundação Hélio Galvão, Projeto Conexão Felipe Camarão e Projeto Nação Potiguar, além dos Brincantes Caboclinhos de Ceará-Mirim e Congos de Calçola.

A governadora Rosalba Ciarlini parabenizou os homenageados pelo trabalho e pela dedicação à cultura potiguar. “Esta medalha é uma homenagem à Deífilo Gurgel por todo o trabalho, amor e dedicação que ele dedicou ao nosso Estado. E, vocês, agora reconhecidos com uma medalha que leva o nome de um potiguar tão importante devem aproveitar o amor à arte para divulgar ainda mais o nome do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.

A secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, explica que o prêmio integra a linha de trabalho que o Governo do Estado tem adotado de valorização da cultura popular, que tem se manifestado ao longo de várias atividades ao longo dos últimos dois anos e meio. “Através desta medalha, estamos reconhecendo a importância daqueles que fazem a cultura popular em nosso Estado como os terreiros, os brincantes, os estudiosos, os doutores, os mestres” explica a titular da Secult.

A Medalha de Mérito Deífilo Gurgel também prestou homenagem póstuma a Chico Daniel, famoso pelos seus bonecos conhecidos como João Redondo. Seu filho, Josivan, que continua a tradição do mamulengo, representou o artista no recebimento da medalha.

A solenidade foi aberta pela Camerata de Vozes do RN, sob a regência do maestro padre Pedro, que tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que se destacaram na salvaguarda da cultura de tradição. O evento integra as atividades do Agosto da Alegria 2013. Ainda estiveram presentes na solenidade o consultor geral do Estado, José Marcelo, o secretário de Comunicação, Edilson Braga e o deputado federal Hermano Morais.

SOBRE DEÍFILO GURGEL
Deífilo Gurgel dedicou anos de sua vida à pesquisa e promoção da cultura popular do RN. Foi diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto e presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, além de ter lecionado a cadeira folclore brasileiro na UFRN, por 12 anos.

Ele se orgulhava de ter ‘descoberto’ a romanceira D. Militana, de São Gonçalo do Amarante, o mamulengueiro Chico Daniel e o mestre Manoel Marinheiro. Publicou vários livros sobre folclore, como Danças Folclóricas do RN, João Redondo – Teatro de Bonecos do Nordeste, Romanceiro de Alcaçus e Espaço e tempo do folclore potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário