quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Apresentado o projeto de reurbanização de Jacumã, Porto-Mirim e Muriú

O projeto de reurbanização das praias de Muriú, Porto Mirim e Jacumã foi apresentado nesta quarta-feira (7), em Ceará-Mirim. O secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, acompanhado do engenheiro cedido à Setur, Nicodemus Ferreira e do arquiteto Carlos Ribeiro Dantas, foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Marcos Peixoto, pelo secretário municipal de Turismo, Fernando Lessa, e pelos vereadores, representados pelo presidente da Câmara, Renato Alexandre Martins.

“A confecção do projeto foi exaustivamente discutida em audiências públicas para que todas as sugestões fossem ouvidas e as dúvidas fossem dirimidas. E não poderia ser diferente, pois este projeto é de suma importância ao povo cearamirinense e ao turismo do nosso Estado”, comentou Renato Fernandes. O projeto executivo já está pronto e aprovado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) – financiador do Prodetur. Os recursos são da ordem de R$ 2 milhões.

A estimativa é de que, se tudo ocorrer nos trâmites legais, a licitação aconteça entre quatro e cinco meses. Após iniciada a obra, o prazo para conclusão é de dez meses. O projeto de reurbanização dotará o circuito das três praias, que integram o Pólo Costa das Dunas, de acesso facilitado, barracas padronizadas, nova iluminação, posto para informações, e toda uma logística de infraestrutura que proporcionará ao visitante, mais conforto e segurança ao longo desses litorais.

O circuito das praias de Jacumã, Porto Mirim e Muriú tem cenário natural homogêneo, caracterizado pela abundância de coqueiros, faixa de areia clara e os arrecifes, que formam piscinas na maré baixa. A lagoa de Jacumã é atrativa durante todo o ano, com curtição no esquibunda e no aerobunda. Porto Mirim é a melhor pedida para quem quer fugir da agitação, mesmo durante a alta estação. Muriú é mais urbana, movimentada e conta com várias barracas instaladas na areia, além de passeio de barco, com parada para mergulho nos parrachos dos buracos da velha e da moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário