quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Secultrn/FJA divulga classificados do III Salão de Arte Chico Santeiro


Por Eliade Pimentel 

Artistas plásticos do Rio Grande do Norte, entre outros estados, concorreram a premiação das melhores obras nas categorias pintura, escultura e objeto de arte popular.

As inscrições para o III Prêmio Salão de Arte Chico Santeiro chegaram ao fim com o total de 90 artistas inscritos. O julgamento das obras ocorreu dia 30 de julho, pela comissão formada por Dorian Gray Caldas, Antônio Marques e Francisco Iran. O primeiro lugar em pintura foi Wagner de Oliveira, de Assu; escultura, José Fernandes Soares de Asis, de Santa Cruz; e objeto de arte popular, Zé de China (José de Daniel), de NAtal. A exposição acontecerá na Pinacoteca Potiguar e a abertura marcada para hoje, 1° de agosto, às 19h.

O evento faz parte da programação do festival Agosto da Alegria, organizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, e permanecerá aberto à visitação até o dia 6 de setembro de 2013, das 08h às 18h, exceto às segundas.  De cada categoria, foram selecionadas dez obras, sendo que o primeiro lugar receberá o prêmio de R$ 3 mil e as demais, R$ 400.

Ao observar as obras, Dorian Gray afirmou que o que chamou mais a sua atenção foi a originalidade trazida por novos artistas. “É interessante observar que a todo momento surgem artistas trazendo novas linguagens, só vendo essas obras já me deparei com vários artistas que eu não conhecia, essa vitalidade é uma maravilha”, declarou.

O Salão tem como objetivo incentivar, reconhecer e divulgar trabalhos de artistas nordestinos, é um dos primeiros eventos do festival e contou com a inscrição de 38 pinturas, 13 esculturas e 29 Objetos da Arte Popular de artistas do RN e dos estados de Pernambuco e Bahia. Confira a lista dos vencedores em cada categoria.

Escultura: José Fernandes Soares de Assis (Santa Cruz) - 1° lugar; Laudeci de Araújo Azevedo (Jardim do Seridó), Antônio de Santana Lima (Ceará-Mirim), Iron Garcia Dantas (Parelhas),  Jordão Atrimatéia (Natal), Luzia de Araújo Dantas (currais Novos), Daniel Martins de Araújo (Coronel Ezequiel), Mundoca – Raimundo João de Araújo (Natal), Sebastião Aldo (Macaíba), Edilson Ribeiro (São Gonçalo do Amarante).

Pintura: Francisco Wagner de Oliveira (Assu) - 1° lugar; Etelânio Fernandes de Figueiredo (Pau dos Ferros), Rosa Maria da Costa (Natal),Ivanise Lima do Vale (Natal), Ana Cristina da Câmara Jácome (Natal), Carlos Sérgio Borges (Natal), Alcione Soares (Natal), Gilvan Lopes de Souza (Assu), José Alves dos Santos (Santa Cruz), Luciana Dantas Cruz de Medeiros (Natal).

Objetos de arte popular: Zé de China - José Daniel Filho (Major Salles) - 1° lugar; Luiz Francisco de Morais (Bodó),Cláudio Cavalcante (Natal), Cleilton Ângelo da Silva (São Gonçalo do Amarante), Nelson Soares Ribeiro (Passa e Fica), Genildo Mateus (Natal), Lúcia Maria de Oliveira (São Gonçalo do Amarante), Lázaro Pinheiro da Silva (Bodó), Manuel Januário (São Gonçalo do Amarante), Maria do Socorro Silva (São Gonçalo do Amarante).

SERVIÇO:
Abertura do III Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro – 01/08, às 19h, na Pinacoteca do Estado. Visitação, das 8h às 18h, exceto às segundas, até 6 de setembro. Tel.: 3232-2997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário