domingo, 11 de agosto de 2013

Padrão FIFA? Balela!

Por Minervino Wanderley*

Muitos vibraram com a escolha de natal para ser uma da sub-sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. "Natal é primeiro mundo!", gritavam uns. "Governo é isso! Só traz coisas boas!", bradavam os babões políticos. "Quero ver agora de que vão reclamar!", dizia o otimista. Mas, outros, mais sensatos e com a visão voltada para África do Sul, país do Terceiro Mundo que sediou o torneio e, que, até hoje, não sabe o que fazer com os estádios construídos a preço de ouro - li-te-ral-men-te - e na mesma penúria de vida sem as prometidas obras de viabilidade, viraram o rosto à escolha.

Parece implicância, pessimismo, falta de boa vontade, mas não é. Apenas a realidade  exposta. Eles lá, como nós cá, caíram no conto da FIFA. Pior do que o do Vigário mil vezes. Nós, com um agravante: já sabíamos do golpe que tinha sido passado na África. Mas os políticos, sempre eles, com os cifrões gravados nos olhos, exergaram mais uma oportunidade de se locupletarem. Seja politicamente ou financeiramente eles vão tirar partido disso. Para isso, bastou jogar a velha conversa em cima do povão - como o sedutor em cima da inocente - e a coisa foi aceita. Em clima de festa, diga-se de passagem.

Hoje, faltando menos de um ano para o início da competição, só tem uma coisa pronta e é extamente a que menos importa para Natal e para o RN: o Arena das Dunas. Depois de dois ou três jogos da Copa, pra que danado ele vai servir? Quando ABC e América - que, por sinal, marcham firmemente para a Série "C" - colocarão 40.000 espectadores no estádio? Nunca! "Vai ser uma arena multiuso, vai servir pra isso, praquilo, blá, blá, blá!", afirmam os que estão à frente do projeto. Porra nenhuma! Não vai servir pra nada!

Cadê a duplicação da Roberto Freire? Aeroporto? Veículo Leve Sobre Trilhos (Nome bonito danado!)? Hospitais padrão FIFA? Ruas e avenidas dentro do padrão FIFA? Escolas olhando para o Primeiro Mundo? Viadutos? Túneis? Nada! Só conversa fiada! Tudo como antes. Para nós, é claro. Para outros, as contas bancárias deverão estar diferentes.

Amigos, mais uma vez esses salafrários passaram a perna no povo. Assim, não é possível que nas próximas eleições, esses eleitores que foram engabelados não usem suas armas contra esse câncer: SEU VOTO! Tome tento, povo!!!

*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário