quarta-feira, 21 de agosto de 2013

COLETIVA DE IMPRENSA: CASA DOS MILAGRES (MUSEU DOS EX-VOTOS)


A Secultrn/FJA convoca os jornalistas para a coletiva de imprensa que será realizada no dia 22, às 10h, no Centro de Turismo, para apresentação da exposição/museu Casa dos Milagres. O professor Antonio Marques, idealizador deste projeto, apresentará sua grande coleção de ex-votos e falará sobre a importância do museu que simboliza fé, religião, cultura popular e turismo.
A exposição Casa dos Milagres, que dará origem ao Museu dos Ex-votos, está sendo montada com cerca de dois mil ex-votos, na antiga capelinha do Centro de Turismo, fechada há 38 anos. A inauguração está programada para a próxima quarta, dia 28, às 17h. A exposição também contempla os principais santuários do Rio Grande do Norte, como Nossa Senhora de Sant'Anna e Santa Rita de Cássia.  
A fé e a religiosidade do nosso povo é uma das características mais marcantes na cultura brasileira. Visando reconhecer e valorizar as riquezas desse nosso patrimônio, o Agosto da Alegria 2013 traz a exposição Casa dos Milagres: Santos e Ex-votos na Coleção de Antonio Marques, composta por um conjunto de obras que vem sendo reunido desde 1960 com a intenção de preservar e salvar do esquecimento trabalhos populares que, até pouco tempo, não eram considerados como objetos de arte.
O acervo conta com imagens sacras e objetos dos santuários do Rio Grande do Norte, de outras regiões do Brasil e até mesmo do exterior. Dessa exposição nascerá o projeto de transformar a antiga capela do Centro de Turismo de Natal no Museu “Casa dos Milagres”, enriquecendo o cenário cultural da cidade e contribuindo para a preservação e valorização de parte de nossa cultura.

Serviço:
Vernissage: 28/08/13, às 17h
Local: Centro de Turismo
Visitação: das 10h às 18, até 30/09, de segunda a sábado, e nos meses de outubro, novembro e dezembro, das 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário