quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tropa Trupe lança documentário “Passando o Chápeu” nesse sábado


Está marcada para o próximo sábado a estreia do documentário “Passando Chapéu”, que conta as peripécias vividas por dois palhaços durante as apresentações do espetáculo “O Equilibesta”, da Tropa Trupe, em oito cidades do Rio Grande do Norte. O curta-metragem, mesmo antes da sua estreia oficial, foi premiado na mostra competitiva de documentários da SEDA – Semana de Audiovisual, realizada no início de julho. O lançamento oficial será às 20h, na Creperia do Metal – CREP01, em Pium.

“Passando o Chapéu”, que tem como protagonistas os palhaços Piruá (Rodrigo Bruggemann) e Pepita (Luísa Guedes), conta em, um “Road Movie”, as dificuldades e alegrias vividas nas apresentações feitas pela dupla, que viajou em uma kombi. O espetáculo foi apresentado, em 2011, nas seguintes cidades: Sítio Novo, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Santa Cruz, Mossoró, Santana dos Matos, São Gonçalo do Amarante e Natal.

O documentário tem direção, fotografia e produção de Rodrigo Sena e roteiro, edição e finalização de Ruda Virgino e o apoio do Coletivo Camafeu, da Pârea Calçados, Zoom Fotografia e do Cineclube Pium.

Durante a noite de estreia também será apresentado o documentário “Circo do Palhaço Facilita” e teremos o brechó de figurinos e várias performances circenses.

Tropa Trupe 
A Tropa Trupe é um grupo de artistas que surgiu em Natal/RN, em 2006, e desde então vem realizando atividades permanentes relacionadas à pesquisa, criação e apresentação de números e espetáculos, com enfoque, sobretudo no clown. Atualmente é um dos mais respeitados grupos do Nordeste sendo contemplado anualmente em diversos editais e premiações nacionais e locais.

Durante três anos (2008/2011) o grupo foi responsável pelo Espaço Cultural Circo Tropa Trupe. A lona armada no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi gerida pela trupe através de projetos de extensão e nela ocorreram oficinas e aulas permanentes de modalidades circenses, trocas com grupos de teatro da cidade, apresentações de espetáculos e outras atividades ligadas à difusão das artes cênicas.

Já o ano de 2012 foi todo dedicado a circulação dos espetáculos e números do grupo pelo Brasil e Argentina. Agora a trupe está de volta à Natal, dessa vez projetando uma nova sede, o Galpão Tropa Trupe, onde serão realizados os projetos apoiados pelos editais Procultura de estímulo ao Circo, Teatro e Dança 2010, Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2011 e Iberescena 2012.

Serviço:
Estreia documentário “Passando o Chapéu” – Tropa Trupe
03 de agosto – 20h
Creperia do Metal – CREP01 (Em frente a Vila Feliz – após ao posto policial)
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário