quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Arca de Noé encanta plateia do Teatro Riachuelo

Mais de 230 crianças de 2 a 14 anos do Complexo Educacional Contemporâneo apresentaram o  musical “A Arca de Noé”, na noite desta terça-feira (1º), no Teatro Riachuelo. Eles apresentam uma história contada através das canções como O pato, Casa, entre outras do poeta Vinícius de Morais, em uma homenagem ao seu centenário.

"Foi uma noite linda para a família. Os pais, mães, avós e amigos lotaram os assentos para ver seus filhos em cena. Essa energia foi transmitida para os nossos alunos no palco que brilharam e encantaram a todos os presentes", ressaltou a diretora da Escola Irany Xavier. De acordo com ela, o Contemporâneo tem investido em atividades que despertem outros sentidos nas crianças como a leitura e a cultura, desenvolvendo a inteligência da criança de forma lúdica.

Para o pai de uma das artistas-mirins, Fernanda Mota, esta ação tem apresentado resultados significativos. "Minha filha depois que entrou no teatro da escola, passou a gostar de ler mais e tomou gosto por tudo que envolve cultura. Ela passa o ano esperando esta apresentação, e este ano, acredito que tenha uma importância ainda maior por ser encenada em um dos melhores teatro do país, o Riachuelo", contou Mounarte Brito.

Segundo a mãe de dois alunos da escola, Rose Fernandes, o espetáculo também estimulou o aprendizado na literatura. "Para encenar a peça meus filhos precisaram ler mais sobre Vinícius de Morais e outras histórias que envolvem a temática do musical, despertando essa educação. Nossa expectativa era grande para este dia", comentou.  Para que os espectadores acompanhassem o enredo, foi entregue a cada participante na entrada do Teatro Riachuelo um roteiro do espetáculo com a sinopse da peça, ficha técnica e detalhes da apresentação.

Por meio das canções do poeta, apresentadas em coreografias e encenações, a narrativa contou a história de Lia, uma criança que tem medo de chuva e, por isso, se esconde dentro do armário sempre que chove. Ela descobriu que seu armário tinha  algo especial, que leva direto ao mundo da fantasia da Arca de Noé. A aventura da menina a levou a conhecer vários bichinhos e descobrir que ela não era a única pessoa no mundo com medo de algo. Todos os animais que viviam na Arca também tiveram medo da água do dilúvio e passaram muito tempo embarcados para sobreviver até encontrar um mundo novo. Do mesmo modo fez Lia, escondida no armário com medo da chuva, e encontrou uma nova e encantada vida. A moral da história  é que, afinal, depois da chuva, da tempestade, há uma terra nova, revigorada, linda e cheia de fascínios para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário