quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Boi de Reis de Extremoz na XIX CIENTEC


O grupo de Boi de Reis Guajirú, coordenado pela Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, de Extremoz, participará da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC/2013), nesta quinta-feira, às 16h, no jardim da Capela do Campus.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acontece todos os anos, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.

O tema central da XIX CIENTEC será “Educação e Esporte”, considerando este ser o ano de comemoração dos 50 anos do método Paulo Freire e do envolvimento do Rio Grande do Norte como modelo desse importante projeto político-pedagógico, pelo fato de o Brasil ser o país-sede de grandes eventos esportivos nos próximos anos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos) e com base na temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Ciência, Saúde e Esporte”.

O Auto do Boi de Reis Guajirú

Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis. Na apresentação os marujos cantam e dançam acompanhados de Catirina e Birico, que envolve o público na dança. O Boi de Reis é uma manifestação cultural que mistura religiosidade, arte e recreação em um conjunto sagrado de referências estéticas que marca profundamente a sensibilidade popular e a identidade de nosso Estado.

 As figuras que circundam o Boi de Reis Guajirú são as tradicionais, como a Burrinha, o Jaraguá e o Boi. O termo “marujada” é usado para designar os brincantes do Boi. A música e a dança são elementos fundamentais nesta brincadeira. Os instrumentos são sanfona, triângulo e pandeiro.

O Boi Guajirú vem sendo desenvolvido na Fundação de Cultura desde fevereiro de 2012 pelo arte educador Gláucio Câmara (Que também é Brincante Popular e membro da comissão Norteriograndense de Folclore) com crianças, jovens e adultos no objetivo de manter viva a continuidade dessa valorosa e rica expressão cultural, que tem como fonte de pesquisas os Bois do Rio Grande do Norte em especial os Mestres da Comunidade de Extremoz RN. O Boi de Reis Guajirú conta com o incentivo da Prefeitura Municipal de Extremoz e Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú.

Serviço

 Apresentação do Boi de Reis Guajirú Extremoz
Onde: XIX CIENTEC
Local: Jardim da Capela do Campus
16h, dia 24 de outubro de 2013.

Com reportagem de Gláucio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário