sábado, 26 de outubro de 2013

Seminário de Turismo se encerra após "excelente impressão" deixada pelo RN

O 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico no Nordeste foi encerrado na tarde desta sexta-feira (25), no Praiamar Hotel, após a “excelente impressão” deixada pela cidade e pelos pontos turísticos do Estado às maiores autoridades relacionadas ao turismo do Brasil. Ainda durante este sábado (26), eles visitarão o polo turístico de Tibau do Sul, incluindo a paradisíaca Praia de Pipa.


Durante a solenidade, o secretário de Estado do Turismo do RN, Renato Fernandes agradeceu a presença dos maiores expoentes do setor para discutir interiorização, legislação e ações da iniciativa privada para o turismo potiguar. E citou a “proveitosa” reunião da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI NE) ocorrida na manhã da quinta-feira.


“Após a CTI NE, tivemos a oportunidade, no período da tarde, ampliar as discussões com secretários de Turismo do Brasil, dentro do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), com a presença do presidente da CVC, Luís Eduardo Falco, que veio unicamente para conceder uma explanação para nós”, ressaltou Renato Fernandes.


O secretário lembrou ainda o pioneirismo do Estado do Ceará, prestes a regularizar a redução dos tributos embutidos no querosene de aviação para viabilizar a vinda de mais voos ao Estado – luta constante da Setur RN. E ainda elogiou os equipamentos de infraestrutura em construção pelo Governo do Estado, a exemplo do Complexo Arena das Dunas e do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.


O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, Antônio Carlos Valadares Filho, disse ter visitado nove das 12 cidades-sedes da Copa da Fifa, e Natal “deixou excelente impressão”. Também citou as obras do Aeroporto e do Arena das Dunas, que visitou junto à comitiva do Senado. “São obras de referência nacional e internacional”, elogiou.


Seu pai, Antônio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, enalteceu o compromisso da governadora Rosalba Ciarlini em assumir a realização da Copa em Natal. “O gesto é de um significado que só o futuro irá dizer. E o povo vai entender os benefícios e investimentos inestimáveis decorrentes deste evento”.


A governadora Rosalba Ciarlini também tangeu seu discurso aos benefícios deixados pela Copa à população e ao turismo da cidade. Lembrou as dificuldades encontradas no início da gestão para assumir o evento, a necessidade de reformulação do projeto da Arena – até então inviável – e a busca pela parceria público privada, sem custos aos cofres estaduais.


“Estabelecemos em contrato o valor fixo de R$ 400 milhões, com a empresa responsável pela construção, gestão e manutenção do Complexo durante 20 anos. A receita deixada pelas lojas, shows, eventos e convenções, será metade para nós, e metade para eles. E com esta receita esperamos pagar a contraprestação à empresa, financiada pelo BNDES. Ou seja: não iremos gastar um centavo com essa Arena multiuso”, se orgulhou a governadora.


O Seminário foi encerrado com a entrega do título de cidadã norte-riograndense à senadora Lídice da Mata, pelos serviços dedicados ao turismo do Estado potiguar. Em seu pronunciamento, a parlamentar lembrou, comovida, da cidade de dunas que era a capital de estado, Bahia. “Que vocês conservem seu patrimônio ambiental. Turismo é bom para o turista quando é bom para a população”. E concluiu: “Agora me sinto incorporada à nova família potiguar e à bancada do Estado no Senado. Vamos desestabilizar o pacto federativo nacional e seremos quatro senadores do Rio Grande do Norte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário