quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Prefeitura de Extremoz vai urbanizar a Praia de Pitangui

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de meio Ambiente e Urbanismo e em parceria com o Patrimônio da União, realizou no último dia 25 a 9ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Orla do Município de Extremoz. A reunião ocorreu na sede da Associação das Marisqueiras, na praia de Pitangui e reuniu representantes de diversas categorias, entre eles, pescadores, comerciantes, barraqueiros, bugueiros, hoteleiros, sociedade civil, órgãos públicos, representantes do poder legislativo e executivo.

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, e a superintendente do Patrimônio da União, Yêda Cunha, assinaram o termo de cessão de área pública para que as obras possam ter andamento. Klauss Rêgo disse que é importante a participação e o apoio da comunidade para a construção e execução da urbanização, lembrando da luta para a elaboração dos projetos pensados com o objetivo de atender aos anseios da população. "É importante entendermos todo o processo de elaboração do projeto, busca nos gabinetes em Brasília, liberação de recursos e a fase de execução. A última precisa da sensibilidade dos moradores para receber o desenvolvimento, apoiando e sugerindo à prefeitura adequações que vierem surgir", alertou Klauss.


A superintendente do Patrimônio da União, Yêda Cunha lembrou a cessão que o órgão está fazendo ao município de Extremoz para construção de uma unidade básica de saúde para a praia de Jenipabu, para exploração gratuita, uma vez que a área a ser explorada não terá fins lucrativos.

Pauta

A pauta da reunião foi cumprida pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Fábio Góis, que apresentou o andamento do projeto de urbanização da praia, fazendo a votação da ata anterior e conduziu a posse dos novos conselheiros do Comitê Gestor da orla do Município de Extremoz, sendo eles, Paulo de Souza Rêgo, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sávio, secretário-adjunto de Turismo e Eventos, Renata Costa de Brito Rêgo, secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social e os vereadores Demontieur Rocha e Cleyton Sant´Clair.

“O comitê busca atuar de forma focada na parte litorânea do município, que é constituída das praias de Pitangui, Jenipabu, Barra do Rio, Graçandu, Santa Rita e Redinha Nova", esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis.

Também estiveram presentes prestigiando a posse e a assinatura do termo de cessão, os vereadores Évio Oliveira e Josias de Farias, além da procuradora Geral do Município, Fernanda Rívia e dos secretários de Agricultura e Pesca, Adriano Veras, Saúde, Francisco Júnior do Rêgo, além do representante do setor privado, Francisco Pondofe, da empresa Spel.

Projeto

O projeto de urbanização da praia de Pitangui busca resgatar o espaço de área de praia para os banhistas e intensificar as ações de vigilância sanitária nas barracas. Ainda de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis, a idéia do projeto é transferir as barracas para uma área mais alta de recuo, para uma espécie de praça com sete quiosques duplos, totalizando 14 boxes, banheiros públicos masculino e feminino, com acessibilidade e com dois lavatórios e chuveiros na parte exterior e artepaisagismo em uma área total de 29m². (GC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário